Balanço: 48 mil serviços prestados durante projeto Cemat na Comunidade
Por assessoria
19/09/2013 - 15:52
O projeto Cemat na Comunidade alcançou a sua 40ª edição com índices que revelam o impacto positivo dessa ação na melhoria do atendimento aos consumidores de energia elétrica. Durante um ano e nove meses, as equipes da Cemat percorreram 34 bairros em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Poconé.
“A Cemat foi até a comunidade e já atendeu 16.443 pessoas. Os números mostram o sucesso da ação, que já realizou 10.442 parcelamentos de débitos e resultou na prestação de 48.513 serviços”, conta o gerente de Recuperação de Energia da empresa, Marcelo Mamoru Onoe. O projeto faz parte do programa de redução de perdas elétricas da distribuidora e tem como objetivo regularizar os consumidores que possuem ligações irregulares de energia elétrica - conhecidas como ‘gatos’ ou ‘gambiarras’.
Segundo Marcelo Onoe, o Cemat na Comunidade tem um grande viés social e por isso atende às expectativas da população. “Quando o atendimento é concluído, percebemos a satisfação das pessoas e a sensação de que elas realmente conseguiram solucionar um problema de forma ágil e fácil”, conta o gerente. A dinâmica do projeto é simples: a Cemat vai até a comunidade, faz o atendimento e analisa a situação de cada cliente. Em muitos casos, uma equipe de eletricistas vai direto à casa do consumidor para solucionar o problema.
A próxima edição do projeto será realizada no dia 28 de setembro, na Escola Municipal Profª. Lucia Leite Rodrigues, localizada no bairro Novo Mato Grosso, em Várzea Grande. O atendimento ao público começa às 8h e segue até às 17h.
Jardim Vitória - Na última edição do Cemat na Comunidade, realizada dia 14 de setembro no bairro Jardim Vitória, foram prestados 306 atendimentos. Entre eles, está o caso de Jesuína Aparecida da Silva, 37 anos, moradora do bairro há quase duas décadas. Mãe solteira, Jesuína conseguiu parcelar a dívida acumulada. “Não estava dando conta de pagar a minha fatura, então vim aqui para dividir e ficou com prestações que eu posso pagar”, comenta a consumidora, que além de resolver o seu problema, levou a sua mãe no projeto para ser incluída no Programa Tarifa Social de Energia.
Marcelo Onoe destaca a comunicação direta com os consumidores e a importância que o projeto alcançou em bairros periféricos. “O projeto resgata pessoas da clandestinidade e, em muitos casos, devolve a cidadania. Os clientes irregulares ficam impedidos de fazer muita coisa, ou por não possuírem um comprovante de endereço ou por estarem negativados juntos aos órgãos de proteção ao crédito”, explica.
Serviços - Embora o foco do projeto seja a regularização de clientes, durante o evento são oferecidas orientações sobre economia de luz, segurança com energia elétrica e serviços como: registro de reclamações, cadastro na tarifa social e no programa Luz em Conta, solicitação de vistorias, pedidos de ligação e religação de energia.
“Além disso, fizemos uma parceria com o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso, para oferecer outros atrativos aos nossos clientes. Durante o evento da Cemat, os estudantes de elétrica simulam a fatura de energia elétrica dos clientes, explicam como é o consumo de energia em uma residência e falam sobre os processos de geração, transmissão e distribuição de energia”, revela Marcelo.