Procon-MT orienta consumidores sobre greve dos bancos
Por asessoria
26/09/2013 - 09:02
O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), alerta os consumidores que a greve dos bancários, que iniciou na quinta-feira (19/09), não tira do consumidor a obrigação de pagar as contas em dia.
Até a data do vencimento, as contas devem ser pagas em caixas eletrônicos, correspondentes bancários, débito em conta, internet banking, entre outros. Caso não consiga quitar o débito, o Procon-MT recomenda que os consumidores entrem em contato com a empresa e solicitem outra opção para efetuar o pagamento. O consumidor deve anotar o dia e hora do contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento e demais documentos pertinentes.
Se o fornecedor não disponibilizar uma forma alternativa para o pagamento da conta, o consumidor deve formalizar reclamação junto ao Procon-MT. “Neste caso, o fornecedor não poderá cobrar juros ou multa por atraso. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções”, explica o gerente de Fiscalização do Procon Estadual, Ivo Vinícius Firmo.
Em relação a contas que estavam vencidas, o procedimento é o mesmo. O consumidor deve entrar em contato direto com o fornecedor para que ele viabilize forma alternativa para o pagamento, com valor correspondente à data da solicitação. Já mensalidades - de escolas e planos de saúde, por exemplo - podem ser negociadas diretamente com os fornecedores.
“O consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve e nem ter seu nome incluído em cadastros de proteção ao crédito por conta greve dos bancos e da falta de meios alternativos para pagamento da dívida. Caso isso ocorra, deverá registrar a reclamação no Procon-MT”, alerta o gerente de Fiscalização.