Com instalação do Comando da PM, Pontes e Lacerda passa a ser pólo regional
Por asessoria
25/09/2013 - 09:55
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antonio Azambuja (PP), anunciou que no próximo dia 04 de outubro deste ano, o município de Pontes e Lacerda (442 km da capital) vai consolidar-se pólo regional, devido a instalação do Comando Regional da Polícia Militar.
De acordo com Azambuja, a ascensão do 18° Batalhão de Polícia Militar de Pontes e Lacerda para Comando Regional (CR), trarão reflexos positivos para a segurança, aumento no efetivo, subordinação direta ao comando, desvinculando do município de Cáceres, ampliação da estrutura, mais viaturas, entre outros. “O projeto de lei que cria o Comando Regional já foi aprovado pela Assembleia Legislativa, e sancionado pelo governador do Estado”, afirmou.
O autor da indicação legislativa que apontou a necessidade de promover o município a pólo regional, Antonio Azambuja, afirmou que com isso a cidade passa a receber mais investimentos em segurança pública.
O deputado destaca que a regional vai ser responsável por nove cidades, o que dará autonomia e agilidade nos processos de decisão e conseqüentemente melhor atendimento a população. “A criação desse novo comando, foi motivado pela necessidade de se descentralizar o poder concentrado em Cáceres, trazendo o CR mais próximo as outras unidades, que anteriormente já eram subordinadas ao 18° Batalhão da PM de Pontes e Lacerda, que por sua vez respondia a Cáceres. Com isso as necessidades das unidades policiais serão tratadas diretamente em Pontes e Lacerda”, esclareceu Azambuja.
A companhia que será comandada pelo Tenente Coronel Eduardo Luiz Silva, deverá ficar responsável pelos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Figueirópolis do Oeste, Jauru, Lucialva, Vale do São Domingos, Conquista do Oeste, Comodoro e Campos de Júlio.
Devem participar do ato de instalação a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o Comando Geral da Polícia Militar, autoridades da área de segurança, autoridades políticas, a população do município e região.