Reitora da UFMT leva reivindicação de Português para Brasília
Por asessoria
26/09/2013 - 09:11
A reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, mostrou-se sensível à reivindicação do deputado estadual Airton Português (PSD) em instalar um campus da instituição em Mirassol D’Oeste (318 km de Cuiabá) e se comprometeu em levar o pedido para avaliação do ministro da Educação, Aloízio Mercadante.
A reunião, que pode resultar na concretização desse antigo sonho de estudantes da região sudoeste, aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), na sede da instituição em Cuiabá. Português é vice-presidente da Comissão de Educação, Desporto e Lazer da Assembleia Legislativa.
Segundo o deputado, a instalação do campus da UFMT em Mirassol vai proporcionar aos milhares de estudantes mais oportunidades e opções para formação acadêmica. Atualmente, explica Português, não há uma faculdade para suprir as necessidades dos estudantes. “Com essa ausência, muitos jovens são obrigados em se deslocar de ônibus para Cáceres, Quatro Marcos e Araputanga e isso acaba contribuindo para alguns desistirem e ir para Cuiabá, provocando um êxodo”, disse o parlamentar.
O prefeito de Mirassol, Elias Leal (PSD), que também estava na reunião, compartilha a opinião do deputado Português. Segundo Leal, todos os dias saem 10 ônibus para levara estudantes para faculdades em outros municípios.
A distância de Mirassol para Cáceres, por exemplo, é de 100 quilômetros e isso é um dos fatores para muitos estudantes desistirem de ir para a Unemat ou Fapan (Faculdade do Pantanal), esta particular. “Que estuda nessas duas instituições percorre diariamente 200 km e isso é altamente prejudicial para o bom desempenho dos alunos”.
Estavam presentes à reunião, além de Português, o prefeito Elias Leal e a reitora Maria Cavalli Neder, o ex-prefeito de Mirassol Aparecido Donizete, a ex-vereadora por Cuiabá, Enelinda Scalla, o deputado Ezequiel Fonseca e vereadores daquele município.