Projeto de Extensão da Unemat proporciona melhor qualidade de vida para idosos de Cáceres
Por Lygia Lima/Assessoria
26/09/2013 - 10:42
Cerca de 100 idosos participam do Projeto de Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) denominado Vida Ativa na Terceira Idade (VATI) desenvolvido em parceria com o projeto Liga da Saúde, vinculado a Prefeitura Municipal de Cáceres.
O reitor da Unemat, professor Adriano Silva, esteve na manhã desta quarta-feira (25) na praça da Cohab Nova, local onde as atividades são desenvolvidas para conhecer de que maneira a Unemat tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população.
“É muito bom ver a universidade viva em todo o Estado, desempenhando seu papel com a integração do ensino, pesquisa e extensão. Fico contente em ver que nossos acadêmicos estão podendo colocar em prática o conhecimento que adquirem na Unemat e ao mesmo tempo estão contribuindo para o desenvolvimento social deste Estado. Eu torço muito para que esse projeto aqui na Cohab Nova seja um exemplo para vários outros no nosso município”, disse.
A enfermeira Giane Furtado, que atua no Posto de Saúde da Família na Cohab Nova lembra que o projeto nasceu a iniciativa dos idosos e um profissional de saúde que atuou no PSF ainda em 2008, e que ao longo dos anos, sempre contou com a participação de acadêmicos da Unemat, seja do curso de Enfermagem como de Educação Física. Segundo ela, em 2012, o projeto era tocado basicamente por acadêmicos voluntários que faziam o atendimento aos idosos.
Hoje todos os idosos participantes do projeto são cadastrados e recebem acompanhamento de saúde com medição e aferição das condições físicas para a prática de atividades físicas, garantindo a qualidade do atendimento.
O projeto de extensão vinculado a Unemat é coordenado pelo Curso de Educação Física, pela professora Leni Hack e conta com profissionais formados atuando como coordenadores pedagógicos que realizam a supervisão das atividades dos acadêmicos do curso nas atividades práticas.
As atividades são desenvolvidas na Academia da Terceira Idade, montada pelo Rotary Clube de Cáceres que após entregar os equipamentos para a comunidade firmou parceria com a Unemat para o desenvolvimento de ações extensionistas.
O reitor da Unemat, professor Adriano Silva, lembrou aos idosos do projeto na Cohab Nova, que o trabalho que está sendo desenvolvido no bairro já está inspirando novos projetos. “Na próxima segunda-feira (30), o Rotary Clube inaugura a segunda academia como esta, na praça do Estádio Geraldão, e a Universidade com certeza será parceira para que esse mesmo tipo de atendimento que é prestado aqui pela Unemat possa também ser oferecido pela comunidade daquela região da cidade”, afirmou.
O professor de Educação Física que atua como coordenador pedagógico no projeto, Francisco Gonçalves Neto, enfatiza que as atividades extensionistas possibilitam aos bolsistas e acadêmicos voluntários um aprendizado superior, porque toda a equipe, que é multidisciplinar, realiza encontro para grupos de estudo, pesquisa e planejamento das ações que são colocadas em práticas no cotidiano. As atividades físicas acontecem de segunda a sexta-feira sempre no período das 7h às 8h da manhã, além de atividades recreativas e encontros de lazer que propiciam a integração entre os participantes.