Exposição tematiza patrimônio histórico de Cáceres
Por por Andreza Pereira/assessoria Unemat
10/10/2013 - 15:14
Foi aberta na segunda-feira, 7, no Museu da Universidade do Estado de Mato Grosso a mostra “Cidade e Patrimônio: Entre Memórias e Histórias”. A exposição reúne réplicas em gesso de fachadas do casario do centro histórico de Cáceres e materiais didáticos voltados para a promoção da Educação Patrimonial e Ensino de História. O conjunto de obras pode ser visto das 8h às 11h e das 14h às 17h até o dia 28 de fevereiro de 2014. A visitação é gratuita, guiada e prevê programações escolares.
A ação tem a coordenação, pesquisa e curadoria da professora de história do campus Jane Vanini da Unemat Rachel Tegon. Também integrou a curadoria o professor Acir Montecchi, do mesmo campus.Ela explica que a designação de patrimônio para um bem móvel ou imóvel (e demais artefatos e práticas) é dotada de significação atribuída pelas pessoas na dinâmica cultural.A mostra agrupa 21 réplicas de construções localizadas no perímetro do centro histórico cacerense, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Neuracy de Souza e Ronaldo da Silva foram os ceramistas responsáveis pela confecção das reproduções. Fotografias originadas de acervos pessoais acompanham as peças das construções replicadas.
As réplicas reportam a características de diferentes conjuntos arquitetônicos, como também, à parte de suas memórias e histórias. A tipologia colonial, o estilo neoclássico, o eclético e art decó são retratados neste passeio histórico. O Marco do Jauru, a Catedral de São Luis, o Hotel Brasil e a Escola Estadual Esperidião Marques são algumas das edificações representadas. Esta última foi escolhida como logo da exposição. A seleção se deu pelo fato de a instituição estar completando neste ano o seu centenário, por se tratar de uma escola , ter sido o local onde a Unemat teve início e ainda porque os projetos estão voltados para o Ensino de História e formação de futuros professores da disciplina.
As cores usadas nas réplicas reproduzem as características atuais dos espaços intencionando que os visitantes reconheçam facilmente as edificações. A exposição agrega resultados obtidos pelo projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em História e projeto “Cidade e Patrimônio: Lugares de Memória e de história”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso.
Jogos Históricos
Além das réplicas, os visitantes podem ver sete jogos históricos. São materiais didáticos feitos por alunos na disciplina de Laboratório de Ensino de História no primeiro semestre de 2013 e por bolsistas do subprojeto PIBID História/ Campus de Cáceres. A concepção partiu de uma inquietação da professora Rachel para que os estudantes tivessem outros meios de ensinar além do tradicional quadro e giz.
A partir da ideia, foram desenvolvidos jogos baseados na leitura de publicações historiográficas recentes. Quebra-cabeças com imagens de fachadas de construções tradicionais e um banco imobiliário fundamentado em uma tese de história econômica são algumas das ferramentas criadas. Os materiais passarão a ser aplicados em salas de aulas de quatro escolas da cidade, onde os estudantes de história fazem estágio, depois do fim da greve dos professores da rede pública.