Cáceres dá boas-vindas a mais sete profissionais do Programa Mais Médicos
Por Thiago Almeida/Ascom
01/11/2013 - 17:55
A cidade de Cáceres foi contemplada na manhã desta sexta-feira (01.11) com a chegada de mais sete médicos pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. O prefeito Francis Maris Cruz, a vice-prefeita Eliene Liberato, e o secretário de Governo, Neto Gouveia, deram as boas vindas aos doutores no gabinete da Prefeitura.
Os sete médicos foram formados em universidades de Cuba e Espanha e se juntam à equipe médica pública de Cáceres, somando esforços com mais um doutor da República Dominicana que foi o primeiro a chegar ao município pelo Programa, para atender aos Programas de Saúde da Família (PSF) do município. O próximo passo, de acordo com a Secretaria de Saúde, é desafogar o atendimento no Pronto Atendimento Municipal de Cáceres (PAM) com a alteração nos contratos da Prefeitura de Cáceres com os médicos que já atendem nestas unidades.
Durante a solenidade de boas-vindas, o prefeito destacou a importância do programa para o município. “Passamos por dificuldades na área da Saúde, e ter médicos dando o aporte para o atendimento de qualidade à população é mais do que bem vindo. Esperamos que os médicos que chegaram executem um bom trabalho, com atenção e dedicação que o povo merece”, afirmou.
A vice-prefeita afirmou que esta é mais uma vitória para o Sistema Único de Saúde. “Com certeza estamos em um novo momento na saúde do nosso município. Estamos de portas abertas para dar todo apoio necessário aos novos médicos e contamos com eles para a melhoria nas políticas públicas de Saúde”.
Além de doutores de países como Cuba e Bolívia, o Programa Mais médicos também selecionou profissionais brasileiros formados em faculdades de outros países. É o caso de Bianca, uma das doutoras que atenderão em Cáceres. Ela é formada em Cuba, mas nascia em Pontes e Lacerda. “Estou muito feliz de voltar para a minha região e trabalhar para o desenvolvimento dela. É uma honra estar aqui de volta e prestar um serviço de necessidade para a minha terra”, comentou.
O doutor boliviano Erick, formado na Espanha, também agradeceu a oportunidade. “Espero poder ajudar da melhor maneira possível, prestando um atendimento de qualidade à população”.
Também participaram da reunião a vereadora Valdeníria Dutra, além de representantes do Centro de Referência em Direitos Humanos de Cáceres, Conselho Municipal de Saúde, entre outras entidades.
Mais Médicos
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.