Projeto Bichos do Pantanal é lançado em Cáceres
Por Thiago Almeida/Ascom
31/10/2013 - 14:30
Centenas de crianças, jovens e adultos, entre alunos, professores e autoridades, marcaram presença na manhã desta quinta-feira (31.10), no Iate Clube de Cáceres, para o lançamento do Projeto Bichos do Pantanal. A ação é desenvolvida pelo Instituto Sustentar com o apoio da Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo educar crianças e adolescentes a respeito da importância da preservação do meio ambiente.
O evento tem como lema “Conexão com a Natureza: Conhecer para preservar a vida”, e é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. A proposta é alcanças todas as escolas municipais de Cáceres.
O lançamento de um edital para contratação de monitores de educação ambiental e também uma parceria que promoverá o intercâmbio de ensino entre professores e pesquisadores de Cáceres e docentes da universidade do Kansas, no EUA, são outras ações do projeto que serão divulgadas durante a cerimônia.
O foco dessa etapa do projeto Bichos do Pantanal é trazer a natureza para a sala de aula seguindo metodologias já comprovadas como eficazes na melhora do desempenho escolar.
De acordo com o pesquisador-chefe e mentor do projeto Bichos do Pantanal, Douglas Trent, a ideia é sensibilizar e educar para a preservação ambiental. “Temos como meta abrir os olhos das nossas crianças para a importância que é o ecossistema onde elas vivem. Existem muitas possiblidades e propostas de educação ambiental, o mais importante é que vamos construir os programas em parceria com os professores, educadores e gestores de Cáceres”.
O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, também falou da iniciativa. “A Prefeitura é parceira do projeto, e apoiará a ação com tudo o que tiver ao alcance. Precisamos reforçar que temos um grande potencial ecológico a ser preservado, com uma variedade de fauna e flora muito rica. É muito importante que nossas crianças conheçam isso”, declarou.
O projeto Bichos do Pantanal vai criar uma rede de suporte de atividades que resultem no desenvolvimento sustentável da região. O treinamento de guias especializados para o turismo de observação da vida silvestre e técnicas de manejo para a pesca amadora, com práticas de pesque e solte que garantam a sobrevivência dos animais, são outras atividades que serão desenvolvidas em Cáceres pelos técnicos e parceiros do projeto Bichos do Pantanal.