Porto de Morrinhos é a melhor alternativa para escoamento da produção de MT, aponta estudo
Por Thiago Almeida/Ascom
30/10/2013 - 16:43
A construção e estruturação do Porto de Morrinhos, em Cáceres, é a melhor alternativa para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso. É o que aponta um estudo da Macrologística, consultoria contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O estudo foi publicado no Jornal A Gazeta, veiculado nesta terça-feira (29.10).
De acordo com a pesquisa realizada por meio do Projeto Centro-Oeste Competitivo e concluída em abril deste ano, a região precisa de um total de R$ 36,4 bilhões em investimentos nos próximos sete anos para a garantia de escoamento ágil e eficiente da produção. A perspectiva, com a execução destes investimentos, é dobrar a oferta de produtos em 2020.
O estudo levou em consideração um ranking geral das melhores rotas para o escoamento da produção. A nível regional, a implantação da Hidrovia do Paraguai, partindo de Santo Antonio das Lendas, no Porto de Morrinhos, fica em terceiro lugar no ranking, perdendo apenas para a BR-364/Hidrovia do Maderia e da implementação da Ferronorte ligando Lucas do Rio Verde, também no Mato Grosso, ao Porto de Santos, em São Paulo.
Ainda de acordo com o Estudo, a implementação dos 10 eixos de integração prioritários apontados pelo relatório, pode gerar uma redução de 11,8% no custo logístico de transporte da Região Centro-Oeste, utilizando-se os volumes de produção previstos para 2020 e gerando um aumento da competitividade na região.
De acordo com o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, a implementação do Porto de Morrinhos é uma das prioridades para o Estado. “Trata-se de uma obra muito importante não apenas para o município, mas também para todo Mato Grosso. Temos um grande potencial nas nossas mãos, e precisamos desenvolvê-lo”, destacou.
O prefeito ressaltou também que as tratativas para a efetivação da Hidrovia já estão avançadas. “Já temos uma forte articulação junto aos produtores e autoridades da região. Como resultado, já garantimos a federalização da rodovia que vai até Santo Antonio das Lendas e já temos o projeto do porto elaborado, aguardando os processos para que possamos implantar o porto”.
Além do Porto de Morrinhos, a região de Cáceres também pode ganhar em breve um terminal ferroviário da Ferronorte, com destino a Porto Velho (RO). A proposta da Secretaria Extraordinária de Apoio à Logística Intermodal de Transportes do Governo do Estado (Selit) a ideia é implantar o terminal próximo ao porto. Estudos de impacto ambiental e viabilidade econômica estão sendo realizados para avaliar a implantação da Ferrovia na região, partindo de Cuiabá.