Governo fará concurso para Segurança
Por Diário de Cuiabá
05/11/2013 - 09:46
O governador do Estado Silval Barbosa anunciou nesta segunda-feira (4) a abertura de concurso público, nos próximos dias, para o setor da Segurança Pública.
De acordo com a fala do gestor, serão quase 2,5 mil vagas divididas nas três principais organizações policiais: Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Por meio desse novo concurso público, serão contratados delegados, investigadores, escrivães, soldados e outras funções correlatas.
Embora a Copa do Mundo requeira incremento na Segurança Públicos, os aprovados não atuarão no Mundial do ano que vem. A tarefa será delegada a uma força treinada para o evento.
Ainda não há data definida para o lançamento do edital de abertura das inscrições, mas a previsão é que isso aconteça ainda este mês. O governador chegou a dizer que será lançado no dia 11 de novembro, mas esta data ainda não está confirmada.
Também não se sabe o número exato de vagas, podendo oscilar entre 2.200 e 2.500, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração (SAD).
A SAD informou que há uma comissão, formada por servidores da Segurança Pública e da própria Administração trabalhando para fechar os números de cada cargo e a preparação do edital. A expectativa é que isso ocorra ainda esta semana, para que o governo possa lançar o certame.
Recentemente, polícia informou que até o final de 2014 cerca de 180 policiais, somente civis, devem se aposentar. Só delegados serão 34, além de 22 escrivães e mais de 120 investigadores.
Todos esses profissionais, informa, já estão aptos a requerer a aposentadoria por tempo de serviço. Para orientar os servidores sobre possíveis problemas em uma aposentadoria não planejada, a Superintendência de Gestão de Pessoas do Núcleo Sistêmico de Segurança Pública elaborou programação com cursos e oficinas.
Mês passado, por exemplo, o programa, denominado “FeliZidade”, desenvolvido pela Gerência Qualidade de Vida, promoveu dois encontros com os futuros aposentados na Secretaria de Segurança Pública.
Para este mês, o novo encontro, com palestras e oficinas, está previsto para semana que vem, dia 11. Nesse dia, uma equipe da Superintendência Previdenciária (Suprev) prestará esclarecimentos funcionais, tais como: direito previdenciário, tempo de serviço, documentação necessária para aposentadoria, além esclarecer outras dúvidas.