Carreta da hanseníase começa a atender na segunda,11, na praça da Sematur
Por Redação com Correio Cacerense
09/11/2013 - 13:20
A Carreta de Saúde que percorre o Brasil promovendo a detecção e o tratamento da hanseníase chega a Cáceres neste domingo, 10, e na segunda-feira,11,começa a atender a comunidade na Praça da Sematur.
O caminhão itinerante(patrocinado pela Norvatis) conta com cinco consultórios e um laboratório para o diagnóstico da doença e distribuição dos remédios. Com o apoio do Ministério da Saúde, a campanha já diagnosticou mais de 1.950 casos em 137 cidades brasileiras.
Considerado um Estado hiperêndemico em hanseníase pelo Ministério da Saúde, foram registrados 2.450 novos casos da doença, no ano passado em Mato Grosso. Para ajudar no combate, a Carreta irá passar por 35 cidades do Estado.
Para ser atendido, basta procurar a Carreta que não apresenta limite de atendimento, portanto, quem tem suspeita de hanseníase ou até mesmo os que estão tratando, podem procurar atendimento.
De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos houve redução de 26% nos casos de hanseníase e aproximadamente 80% dos novos casos diagnosticados foram curados e para tratar a doença A Novartis fornece a poliquimioterapia (PQT) há mais de uma década, via Organização Mundial da Saúde (OMS). A PQT está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil e, além de curar a hanseníase, interrompe sua transmissão e previne as deformidades.
SINAIS
O que é Hanseníase?
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominadoMycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.
Complicações possíveis
A transmissão da hanseníase é feita a partir de um bacilo chamado Mycobacterium leprae, um parasita intracelular que apresenta afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos.
Os pacientes de hanseníase sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolvem a hanseníase. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da hanseníase é bastante longo, variando de três a cinco anos.
Sintomas de Hanseníase
Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Tratamento de Hanseníase
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
Prevenção
É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da hanseníase e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção da hanseníase baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.(Fontes e referências:
Ministério da Saúde)