Projeto ‘Luz em Conta’ chega a Cáceres nesta quarta-feira
Por Thiago Almeida/Ascom
11/11/2013 - 11:33
Cáceres recebe nesta quarta-feira (13.11) o programa ‘Luz em Conta’. A ação é uma iniciativa da Rede Cemat, com o apoio da Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Ação Social, que tem como objetivo realizar a troca de geladeiras antigas e lâmpadas incandescentes por equipamentos novos e de baixo consumo para ajudar famílias de baixa renda a economizar energia elétrica. Os materiais serão entregues nas residências das famílias selecionadas, que são referenciadas pelos Centros de Atendimento de Assistência Social (CRAS) e Centros de Atendimentos Especializados em Assistência Social (CREAS).
De acordo com o prefeito Francis Maris Cruz, o projeto é um exemplo que deve ser seguido pelas empresas. “Precisamos de todo apoio necessário, e esta ação é mais uma importante ferramenta para inclusão, garantindo mais oportunidades para as famílias de baixa renda”, comentou.
A secretária de Ação Social, Eliane Lazari, falou sobre a importância da parceria com a Rede Cemat. “Trata-se de mais uma ação que vai beneficiar os usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Queremos desenvolver mais parcerias para garantir um atendimento digno e de qualidade para a população que precisa do apoio do Município”, afirmou.
As famílias selecionadas recebem uma geladeira de 261 litros e lâmpadas de 20 watts. Não há nenhum tipo de pagamento – no momento da entrega, a Cemat recolhe apenas os equipamentos antigos, que são desmontados e têm seus componentes reciclados ou descartados de forma adequada. Essa troca possibilita reduzir consideravelmente o consumo e o valor da fatura de energia dos beneficiados. Para Cáceres, está prevista a entrega de 130 novos refrigeradores.
O ‘Luz em Conta’ foi criado em 2004 e implantado definitivamente em 2007. Até 2012, o projeto substituiu quase 25 mil geladeiras e mais de 81 mil lâmpadas, com um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões.
Para participar do projeto, a família precisa ser beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica, ser titular da sua unidade consumidora, estar com sua conta de luz em dia e ter uma geladeira velha em casa funcionando. Para o cadastramento são necessários os seguintes documentos: última Conta de Luz paga, RG, CPF, e o Cartão do NIS ou BCP (Benefício de Prestação Continuada). A seleção das famílias a serem contempladas está sendo feita em parceria com a Prefeitura de Cáceres.
A entrega dos equipamentos será acompanhada pelos Assistentes Sociais da Secretaria de Ação Social e funcionários da Rede Cemat, chefiados pelo coordenador regional de Cáceres, Luiz Felix Conceição Álvares. As famílias de baixa renda são todas assistidas pelos CRAS I, CRAS II e CREAS de Cáceres.