Cemat amplia subestação de energia de Cáceres
Por Assessoria
12/11/2013 - 10:52
A Cemat acaba de concluir a obra de ampliação da subestação de energia elétrica do município de Cáceres, beneficiando 135 mil habitantes da região. A distribuidora investiu aproximadamente R$ 2,8 milhões na substituição de um transformador e na construção de um alimentador (rede que transporta energia elétrica da subestação para os transformadores de distribuição).
De acordo com o gerente Regional da Cemat em Cáceres, Luiz Félix Alvares, a empresa substituiu um transformador com tensão de 13,8/34,5 kV e potência 9,375 MVA por um transformador com tensão de 138/34,5 kV e potência de 30 MVA. “Isso significa que triplicamos a oferta de energia para 5.928 clientes atendidos diretamente por esse equipamento, sendo que grande parte desses consumidores é da área rural”, explica.
Luiz Félix conta que a subestação permaneceu com dois transformadores. “Um preexistente, que rebaixa a tensão da energia de 138 kV para 13,8 kV e atende seis alimentadores de energia. E um novo, que rebaixa a tensão de 138 kV para 34,5 kV e atende a dois alimentadores”, detalha.
Com essa nova configuração, além de aumentar em três vezes a carga disponível em 34,5 kV, aumentou a disponibilidade de energia para os outros 27.843 clientes atendidos pelo outro transformador, em 13,8 kV. “Com esse alívio no sistema, pudemos construir mais um alimentador de 13,8 kV para atender às redes urbanas do município”, informa Luiz Félix.
Na prática, os grandes benefícios da obra são o aumento da disponibilidade de energia para região e da confiabilidade do sistema, além da melhora na qualidade da energia elétrica distribuída. “Com essas obras, aumentaremos a oferta atual de energia. É a Cemat garantindo mais energia para o desenvolvimento do município e região”, finaliza Luiz.