Mutirão de limpeza do Rio Paraguai recolhe 7 caminhões de lixo e faz ato de conscientização
Por Thiago Almeida/Ascom
11/11/2013 - 17:04
Cerca de 200 quilômetros de margens do Rio Paraguai receberam neste domingo (10.11) um tratamento especial dos moradores de Cáceres. Trata-se do 25º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai. Idealizado pelo capitão Renato Thomas, proprietário da empresa Lanchas Araés, a ação conta com apoio da Prefeitura de Cáceres, Asatec, Aspatur, Entidades Governamentais e Não Governamentais, Associações, Clubes de Serviço, além da comunidade que voluntariamente dá apoio à ação.
O 25º Mutirão montou, em conjunto com as parcerias, uma logística de organização definindo em sete setores a extensão do rio Paraguai, desde a Barra do Sepotuba ao Rio Jauru. Em extensão total, foram cobertos aproximadamente 140km de rio. Quase 200 Km contando medidas de margem a margem.
Para a ação foram empregadas sete Embarcações de Grande Porte (Lanchas e Barcos Hotéis), 56 embarcações de pequeno Porte (Barcos Motores e Piloteiros), cedidos pelo ASATEC, Instituições, Associações e dos Órgãos Governamentais, além da participação efetiva de 332 Voluntários.
Como resultado de um trabalho conjunto foram coletados sete caminhões de lixo, entre ferragens, plásticos, lonas, caixas de geladeiras, pneus, entre outros, que foram deixados pelas pessoas nos barrancos, acampamentos e nas margens do rio.
Todo esse lixo foi acompanhado pela Cooperativa Mista de Desenvolvimento de Cáceres (COOMDEC), pra serem Reciclados e cujo resultado será revertido em benefício dos associados.
CONSCIENTIZAÇÃO
Para alertar a população de Cáceres e conscientizar sobre a gravidade da poluição do Rio Paraguai, as entidades participantes do mutirão da Limpeza decidiram colocar este ano parte do lixo recolhido em exposição em frente ao Cais do município. A ação tem como objetivo sensibilizar a população sobre a quantidade de lixo que é jogada anualmente nos rios. Este lixo será recolhido posteriormente pela Coomdec para reciclagem.
De acordo com o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, a ação simboliza um alerta para a população cacerense, que precisa fazer sua parte na preservação do Rio Paraguai. “Precisamos entender que o rio Paraguai é nossa fonte de vida. É dele que retiramos nossa água, nosso alimento, e precisamos dele pra sobreviver. Somos uma cidade turística, mas grande parte do lixo encontrado na ação é residencial. Ou seja, nós mesmos, moradores de Cáceres estamos sujando nosso rio”, afirmou.
Francis destacou ainda a importância do Mutirão. “Precisamos da união de todos. Mas principalmente temos que nos conscientizar e não poluir mais nossa fonte mais rica de recursos”, concluiu.
Participaram do 25º Mutirão de Limpeza os apoiadores: Lanchas Araés (Capitão Renato), Asatec, Aspatur, Prefeitura Municipal De Cáceres, Sematur, Sec. De Obras, 2º Bfron, Marinha Do Brasil, Sema, Policia Ambiental, Corpo De Bombeiros, Cruz Vermelha, Comdec, Lyons Club Pantanal, Lyons Club Cáceres, Rotary Club Cáceres, Colonia Z2, Unemat, Fapan, Sindicato Rural, Instituto Cometa, Grupo Tradição e Coomdec.
Para a infraestrutura e Logística do Evento foram responsáveis as empresas: Cometa Motocenter, Agua Purrisima, Kaskata Flutuante, Nautica Campo Verde, Unemat, Fapan, Areira Monte Verde, Areira Proeste, Sec. De Obras, Barco Pato Bravo, Barco Amicy Verdi, La Barca Hotel, Camara Municipal, Sindicato Rural, Vereador Marcio Lacerda, Vereador Tarcisio, Vereador Cabo Pinheiro, Criativa Modas E Auto Posto Santana, Estacionamento De Barco Moreno Do Rio e Tuiuiu Naútica.
Também participaram da ação os barcos hotéis: Babilonia, Bons Amigos, Sport Fishing, Ieie, Lorcas Tour, Cruzeiro Do Pantanal, S.Lucas Do Pantanal, Pantanal Vip, Bonança, Aguapé, Recanto Do Dourado, Pousada Do Fordinho, Lancha Manduvi, Lancha Pelicano e Lancha He Pantanal.