FIPe pode não ocorrer também em 2014
Por Jornal Expressão
11/11/2013 - 11:51
Um dos maiores eventos turísticos do Estado, o Festival Internacional de Pesca de Cáceres (FIP) corre o risco de acabar. O prefeito Francis Maris Cruz (PMDB) não descarta a possibilidade do cancelamento do festival, pelo segundo ano consecutivo. A 33ª edição do FIP estava marcada para junho, durante a Copa do Mundo. A falta de recursos financeiros, devido à baixa arrecadação do município, aliada a falta de apoio dos governos federal e estadual, é a principal razão elencada pelo prefeito para cancelamento do evento.
“Serão necessários R$ 2 milhões para realização do FIP e a prefeitura não dispõe desse recurso” diz acrescentando que “antes os governos estadual e federal ajudavam financeiramente. Hoje, devido as denúncias de irregularidades de ações dessa natureza, o Ministério do Turismo, suspendeu toda ajuda que antes era disponível” afirmou. A revelação foi feita na última quinta-feira, quando ele reuniu jornalistas para falar sobre 22 ônibus de transporte escolar, conseguidos pela prefeitura, junto ao governo do Estado, através da Seduc.
Apesar das dificuldades para viabilizar os recursos, o prefeito diz que não está medindo esforços para realizar o festival. “Estamos buscando ajuda junto a iniciativa privada. Estamos mantendo contatos com grandes empresas e instituições, como a Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ambev entre outras, visando conseguir patrocínios. Se houver um sinal verde dessas empresas e instituições, a prefeitura fará a parte dela”.
Francis não descarta a possibilidade de terceirizar algumas partes do festival, principalmente, a programação artística. “Os shows artísticos que geralmente são mais caros podem ser privatizados, caso o festival aconteça” disse afirmando que “a terceirização seria uma opção”. Em 2013 o festival seria realizado de 1 a 5 de maio, mas também foi suspenso pelo prefeito, devido ao caos financeiro, herdado da administração anterior. À época ele disse que, a prioridade seria o pagamento dos servidores que estavam em atraso.
Pelo menos, duas edições o festival deixou de ser realizado, em 33 anos de existência. A primeira ocorreu em 2009, no primeiro ano do segundo mandato do então prefeito Túlio Fontes. Na época, a prefeitura cancelou o evento porque havia o risco de uma epidemia de gripe suína. Em 2012, o prefeito Francis Maris (PMDB), justificou a não realização em função da falta de recursos.
O Festival Internacional de Pesca de Cáceres (FIP) é conhecido mundialmente por reunir o maior número de competidores. Ele é dividido em três categorias; Infanto Juvenil, Embarcada Motoriza e de Canoa. O último festival realizado em 2011, mais de três mil pessoas competiram nos torneios e outras mil se envolveram em atividades esportivas e culturais que também fazem parte da programação do evento.