Revisão em convênios permite retomada de obras
Por Thiago Almeida/Ascom
12/11/2013 - 17:31
A Prefeitura de Cáceres, por meio da coordenadoria de Convênios, vinculada à Secretaria de Planejamento continua o trabalho para revisar os convênios firmados junto ao Governo Federal para garantir a retomada de obras paralisadas ou não iniciadas em gestões anteriores. Tratam-se de convênios celebrados com o Governo Federal que por vários motivos não foram concluídos. O trabalho tem gerado resultados e recentemente garantiu a ‘saída do papel’ de mais duas ações.
Conforme relato da coordenadora de convênios Suely Maria de Oliveira, uma das ações que já estão em prática é o reinício da obra da Cozinha Comunitária. Sob responsabilidade da secretaria de ação social. A obra está sendo realizada por meio de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) por meio do contrato de repasse 0254.034-53 de 2008, como interveniente a Caixa Econômica Federal.
Ainda segundo a coordenadora, a ordem de serviço para o início das obras foi assinado no último dia 30 de outubro e a empresa responsável pela construção tem 90 dias para a conclusão das obras, que podem ser prorrogados se forem de comum acordo entre as partes. O valor remanescente para conclusão das obras é de R$ 36.510,25.
Segundo a secretária de Ação Social, Eliane Lazari, a Cozinha Comunitária vai garantir mais oportunidades para a população. “Quem vai se beneficiar com isso é a população de baixa renda, pois com este espaço vamos garantir acesso a alimentação saudável com preços acessíveis”, afirmou.
Outra obra que será retomada graças à revisão do convênio com o Ministério do Turismo é a construção da Feira de Arte da Sematur, por meio do contrato de repasse 0228.869-12 de 2007, também com a Caixa Econômica. Para a conclusão da obra será destinado o valor remanescente de R$ 199.893,43. A ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira (12.11), para conclusão no prazo de 90 dias.
“A conclusão destas obras significa o resgate da valorização do turismo e do artesanato da nossa região. Trata-se de uma obra que estava parada há mais de 3 anos e que agora, com o empenho da Prefeitura, está novamente em andamento. O novo espaço vai dar mais valor à nossa produção artística e nossa cultura”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Julio Parreira.
Suely Maria também destacou que outras ações também já estão sendo executadas, como o reinicio da obra de cobertura e iluminação de quadras de Escolas Municipais, com recurso Ministério do Esporte. “Destacamos também a conclusão e inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) com recursos Ministério da Saúde, além da construção do Mini Estado Sadia, com recursos Ministério do Esporte”, frisou.
De acordo com o secretário de Obras, Valdeci Costa, a Prefeitura está fazendo todo o trabalho necessário para colocar novamente à ativa ações que estavam paralisadas. “Estamos fazendo tudo o que podemos para dar continuidade a essas ações, e mais obras estão por vir”, afirmou.
O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, ressaltou que uma das prioridades da atual gestão é retomar todos os convênios parados, para garantir o reinício de obras paralisadas. “Queremos trabalhar com ética, transparência e eficiência, regularizando todas as pendências das outras gestões com o intuito de trazer benefícios para a população e garantindo a qualidade de vida do cidadão cacerense”, concluiu.