Ezequiel reivindica apoio aos ex-moradores da Gleba Suiá-Missú
Por Assessoria
13/11/2013 - 17:16
O deputado Estadual Ezequiel Fonseca (PP), encaminhou requerimento nesta terça-feira (12) à Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa, liderado pelo deputado Emanuel Pinheiro, solicitando a visita da comissão na localidade para averiguar a situação das famílias que sofrem as consequências causadas pela desocupação da área indígena.
“Acredito que a Comissão deve acompanhar junto aos organismos competentes e mostrar que aquelas famílias precisam resgatar seus direitos adquiridos como cidadões brasileiros. Não é possível que um governo possa desalojar centenas de famílias e deixá-las numa situação de peregrinação. Foi criado no local o projeto Casulo, numa área que não há nenhuma possibilidade de plantio, ou até mesmo das famílias permanecerem lá”.
O deputado recebeu denúncias dos vereadores Nivaldo Levino (PP) e Jailton (PROS) de que as famílias estão passando por sérias dificuldades, em estado de miséria, principalmente as que estão instaladas no projeto Casulo do Governo Federal. O local é formado por brejo e as mesmas fizeram suas casas com lonas pretas.
Os vereadores também apresentaram ao parlamentar cópia de 25 certidões de óbitos de pessoas que morreram de depressão, alcoolismo e assassinatos após a desintrusão das famílias da gleba Suiá-Missù.
“Esse projeto é mentiroso, mais conhecido como vila da miséria, um loteamento com 192 famílias que estão passando fome. Não tem como levar água, nem médico para o local por conta do brejo, a situação é muito triste, lá só entra de trator. A prefeitura estava fazendo a doação de cestas básicas, mas não está tendo condições de continuar com o apoio”, destacou o vereador Nivaldo.