Três de MT são presos com droga em Pernambuco
Por UOL
27/11/2013 - 16:51
Quarenta quilos de pasta-base de cocaína foram apreendidos dentro de uma casa na Praia de Maria Farinha, em Paulista, no Grande Recife, nessa quinta-feira (21). Três mato-grossenses que estavam no imóvel e já eram investigados pelas polícias Federal e Civil foram presos. Com a droga apreendida com eles, poderiam ser feitas pelo menos 480 mil pedras de crack.Nota-a-Imprensa-118-2013-2
A apuração inicial, que durou aproximadamente três meses, apontou que traficantes de Mato Grosso viriam para Pernambuco para negociar com responsáveis pelo tráfico local o repasse de droga. A casa onde eles estariam foi cercada na manhã dessa quinta, quando 41 tabletes de pasta-base, o que equivale a aproximadamente 40 quilos da droga, foram encontrados em um quarto.
A polícia acompanhou a chegada dos três ao Recife, pelo Aeroporto dos Guararapes. Depois, eles seguiram para a casa onde foram presos, em Maria Farinha
Os três homens que estavam dentro do imóvel foram presos em flagrante. Leandro da Silva Sabino, 27 anos; Sérgio Pereira Faria Natal, 35; e Odair Costa Ramos, 34, foram autuados por tráfico interestadual de entorpecentes e associação para o tráfico. Deles, apenas Sérgio tinha antecedentes criminais, também por tráfico, processo de 2002 que respondia em liberdade.
Em depoimento na sede da Polícia Federal no Recife, na área central, os mato-grossenses afirmaram apenas que chegaram à capital pernambucana pelo Aeroporto Internacional dos Guararapes. Devido à forma em que a droga estava, a PF concluiu que ela foi produzida na Bolívia e entrou no País por Mato Grosso, de onde provavelmente foi trazida por meio terrestre, já que está em grande quantidade.Nota-a-Imprensa-118-2013
Além dos 40 quilos de pasta-base, foram apreendidos 20 pequenas caixas de bicarbonato de sódio, um total de dois quilos do material usado para dar volume à droga. Ainda foi apreendida uma prensa mecânica para compactar a droga em forma de tijolos, quatro celulares, diversos cartões de crédito e um extrato bancário com vários depósitos e movimentações financeiras.
Os três acusados foram encaminhados ao Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Caso sejam condenados, os três podem pegar pelas que, se somadas, ultrapassam 25 anos de reclusão.
NÚMEROS - Este ano, a PF conseguiu apreender 2.294 quilos de maconha, 375 quilos de pasta-base de cocaína, 18,7 quilos de cocaína e prendeu 42 pessoas acusadas de tráfico. O Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil de Pernambuco, apreendeu, em 2013, 1.203 quilos de maconha, 138 quilos de pasta-base, 31,5Kg de cocaína pura e prendeu 258 por tráfico.