Frente Parlamentar da Suinocultura será lançada oficialmente na Assembleia Legislativa
Por Ícone Assessoria de Imprensa
04/12/2013 - 08:43
A Frente Parlamentar da Suinocultura de Mato Grosso (FPS) será lançada oficialmente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na próxima quarta-feira (04.12), às 14h30. Formada por cinco deputados titulares e cinco suplentes, a frente terá como intuito defender os interesses do setor na casa de leis do Estado. O presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Paulo César Lucion, e o diretor executivo da associação, Custódio Rodrigues, estarão presentes na ALMT.
“Este é um passo importante para que a suinocultura de Mato Grosso se fortaleça e possa se desenvolver. Já somos o quinto maior Estado produtor de suínos no país, e temos potencial para avançar ainda mais a médio e longo prazo. Por isso, é necessário que exista uma frente na Assembleia que vá defender os interesses dos criadores de suínos, discutir propostas e incentivos à cadeia produtiva e acompanhar todos os assuntos referentes à suinocultura”, diz o presidente da Acrismat.
São titulares da FPS os deputados estaduais Romoaldo Júnior (PMDB) - Coordenador Geral e presidente em exercício da Assembleia, Zeca Viana (PDT), Zé Domingos Fraga (PSD), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Mauro Savi (PR). Nininho (PR), Ezequiel Fonseca (PP), Ademir Brunetto (PT), Wagner Ramos (PR), Airton Português (PSD) são os suplentes.
Um documento para a formação da frente já havia sido assinado durante o 1º Fórum de Discussões da Suinocultura do Centro-Oeste, realizado em Cuiabá no início de novembro. No documento, o deputado Zeca Viana, representando o presidente em exercício, deputado Romoaldo Júnior, assinou o compromisso de formar, em conjunto com a Acrismat, um grupo de parlamentares que apoiassem a formação da frente parlamentar e que dessem suporte à cadeia produtiva no legislativo estadual.
A suinocultura do Estado passa por um bom momento, e se recupera de crises enfrentadas nos últimos dois anos. Atualmente, os preços estão estáveis em um patamar considerado bom pelos produtores, e o grande desafio do setor é que este patamar seja mantido para evitar situações de vulnerabilidade. A frente parlamentar na Assembleia Legislativa vem para ajudar os suinocultores a criarem garantias de que poderão manter sua produção nos próximos anos.