Cáceres receberá Centro de Iniciação ao Esporte
Por Thiago Almeida/Ascom
10/12/2013 - 16:10
Brasília, DF – O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, assinou nesta terça-feira (10.12) o termo de compromisso com o Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, para receber recursos que permitirão a implantação do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no município. A ação faz parte do programa de infraestrutura esportiva do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento. Os Centros de Iniciação ao Esporte são construídos para atender toda a população e permitem a prática do esporte como lazer e esporte de alto rendimento.
O processo de seleção para as cidades interessadas foi aberto em 4 de fevereiro, e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível. Em Cáceres, o Centro ficara próximo à Avenida Talhamares.
O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.
O CIE de Cáceres terá infraestrutura para a prática de esportes olímpicos como esgrima, ginástica, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquetebol, ginástica artística, judô e atletismo. Entre os esportes paraolímpicos poderão ser praticados esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado e goalball, além do futebol de salão na categoria não-olímpica. A área total do CIE de Cáceres será de 3.700 metros quadrados com ginásio poliesportivo mais complexo de atletismo.
De acordo com o prefeito Francis Maris, a ação foi possível graças à gestão realizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, que se inscreveu ao projeto. “Agora poderemos ter mais uma opção de esporte e lazer para o nosso município, gerando mais qualidade de vida para a população e, quem sabe, formando futuros atletas nos representando em grandes competições”, afirmou.