Convocado pela Câmara, secretário não garante realização do FIPe em 2014
Por Assessoria
10/12/2013 - 09:17
Durante mais de 1 hora e meia o Secretario de Meio Ambiente e Turismo Júlio Parreira foi sabatinado pelos Vereadores Cacerenses na noite desta segunda-feira (09) à respeito da declaração do prefeito Francis Maris Cruz (PMDB) sobre um possível cancelamento do FIPe – Festival Internacional de Pesca de Cáceres em 2014 à exemplo do já ocorreu este ano. Alegando falta de apoio, principalmente por parte dos Governos do Estado e Federal, Parreira não garantiu a realização do evento no ano da Copa do Mundo.
“A nova elite econômica e financeira que hoje administra Cáceres corre o risco de entrar para a história como a Gestão que acabou com um dos maiores patrimônios do Povo Cacerense que é o nosso Festival Internacional de Pesca”, alertou o vereador Edmilson Campos (Café no Bule).
O vereador Café no Bule voltou a dizer que tem fortes suspeitas que a Administração Municipal está reclamando da falta de recursos para promover a privatização dos shows artísticos. “Sempre foi desejo do prefeito Francis privatizar os shows. Se isso ocorrer a População Cacerense que por mais de 30 anos sempre participou do FIPe sem pagar ingresso vai ver o nosso maior evento turístico deixar de ser uma Festa Popular” argumentou o parlamentar.
Segundo o Secretario de Turismo Júlio Parreira o FIPe-2014 irá custar 1 milhão e 820 mil reais e está previsto para acontecer no período de 11 à 15 de junho. O objetivo é trazer para Cáceres os turistas que estarão em Cuiabá para assistir os jogos da Copa do Mundo na Arena Pantanal. “O Governo do Estado ainda não garantiu ajuda financeira ou de logística para a realização do FIPe. Os 3 deputados da região (Português, Ezequiel e Azambuja) apesar de mostrarem interessados em ajudar ainda não conseguiram viabilizar recursos para ajudar bancar o evento”, justificou Parreira.
O momento de maior discussão foi quando o Secretario Júlio Parreira declarou que a Prefeitura decidiu não realizar o Festival de Pesca este ano para priorizar setores como a Saúde, Educação e Infraestrutura. “Isso é conversa fiada. A nova elite econômica e financeira que hoje administra Cáceres não realizou o nosso Festiva de Pesca e a melhora da Saúde simplesmente não ocorreu continua faltando médicos no Pronto Socorro e Remédios. Nem os buracos da cidade foram tapados até a presente data”, cobrou Café no Bule.
O vereador Edmilson Tavares líder do prefeito na Câmara defendeu a realização de uma audiência pública com a participação de representantes do Governo do Estado e dos 3 deputados da região para que uma grande ação politica seja executada a fim de alocar recursos para a realização do FIPe em 2014.
Os vereadores Alvasir Ferreira de Alencar (PP), Tarcísio Paulino (PSB), Valdeníria Dutra Ferreira (PSD), Sebastião Pinheiro Duarte (PRTB) e Salmo César (PROS) também usaram a tribuna para cobrar do Secretario a realização do evento. “Não tenho dúvida que a Gestão do prefeito Francis vai buscar as condições necessárias para realizar o FIPe no ano que vem. Eu acredito nessa administração”, argumentou o vereador Marcinho Lacerda (PMDB).
“Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, sempre houve dificuldade financeira, mas os prefeitos que passaram sempre tiveram habilidade politica de promover uma grande união de forças para garantir a realização do nosso Festival de Pesca de forma gratuita. É isso que todos esperam do prefeito atual”, concluiu o vereador Edmilson Campos (Café no Bule) autor do requerimento que convocou o Secretario Júlio Parreira.