Secretaria de Saúde intensifica fiscalização para combate à Dengue
Por Thiago Almeida/Ascom
09/12/2013 - 09:58
A Prefeitura de Cáceres, por meio da coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, vinculada à Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de fiscalização nos bairros do município para o combate aos possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. A ação se faz necessária tendo em vista o resultado do índice de infestação predial, divulgado nas últimas semanas, que coloca Cáceres em estado de alerta.
A média de infestação no município está na escala dos 8%, sendo que o nível aceitável para este índice é de 1%. Alguns bairros do município chegam a mais de 40%.
Além da elaboração do Plano de Contingência contra a Dengue e das ações de conscientização junto aos moradores para que façam sua parte na luta contra o mosquito, uma das estratégias é a aplicação dos dispositivos legais previstos na Lei Nº2.207 de 10 de dezembro de 2009. Entre outras providências, a Lei prevê a multa aos proprietários e ou responsáveis por imóveis (residências, comércios, equipamentos públicos) em que forem constatados focos do mosquito da Dengue.
De acordo com o coordenador Josué Alcântara, a população precisa ficar atenta para os possíveis focos de Dengue em sua residência. “Até mesmo uma tampinha de garrafa pode acumular água suficiente para a criação de larvas do mosquito”, concluiu.