Começou hoje reforma dos blocos do 'cadeião'
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro Diório
10/01/2014 - 12:14
A Cadeia Pública de Cáceres passará por reforma. Receberão uma reforma geral todos os quatro blocos da unidade. Hoje, após uma reunião com o juiz da Vara de Execuções Penais de Cáceres, Jorge Alexandre Ferreira Martins, e o diretor da cadeia, Alexandre Mendes Vieira, a reforma começou pelo Bloco 3, que está menos danificado. A verba destinada para este bloco é de 20 mil reais, sendo parte do recurso oriundo da Secretaria de Justiça de Direitos Humanos(Governo do Estado), e parte vinda do Conselho Comunitário.
Ainda não há recursos para os outros blocos, mas o juiz Jorge Alexandre está empenhado para que, ao acabar o primeiro bloco, já haja disponibilidade de recurso para o segundo bloco.
A Cadeia Pública de Cáceres tem capacidade para 192 reeducandos, mas a média da população carcerária no local é de 400 presos. A reforma,explica o diretor, inclui parte elétrica e hidráulica, ferragens, reboco, pintura, troca de vasos sanitários danificados. Antes da pintura, as paredes receberão uma mão de cal, material considerado anti-fungos.
Presos Trabalhando
Reeducandos que passaram pelo curso de qualificação do Senar em parceria com o Sindicato Rural(paisagismo e assentamento de azulejos) estão trabalhando para a comunidade, sob a escolta dos agentes penitenciários. Uma equipe de 12 deles estão trabalhando na recuperação da rua das Maravilhas, no bairro da Cavalhada. Depois seguem para a limpeza do estádio Geraldão, e, na terceira etapa, irão fazer a limpeza e pequenas reformas em todos os PSF´s (Postos de Saúde da Família) do município. Para cada três dias trabalhados, o reeducando tem um dia de remição na pena.