Pontes e Lacerda:atleta faz bonito na Corrida de Reis
Por Robson Boamorte
13/01/2014 - 11:49
Foto: Ana Cláudia Guimarães
Wendel Jerônimo Souza saiu do pelotão geral para chegar em sexto lugar na Corrida de Reis. Foi o melhor atleta mato-grossense na tradicional prova de rua de Cuiabá. Por pouco não subiu ao pódio, logo em sua segunda participação. Por um erro de comunicação com seu treinador, não se inscreveu na elite da prova, o que poderia lhe render alguns segundos a mais para melhorar sua posição.
- No ano passado fiquei em 17º lugar e neste ano consegui essa marca. Até achei que tinha sido o quinto colocado. Foi um desempenho bom, já que larguei no meio de todos e acabei perdendo tempo. No ano que vem tenho certeza que vou subir no pódio, vou me preparar para isso – disse.
Ele mora e treina em Pontes e Lacerda e começou a praticar o esporte há quatro ano.
- Tenho 22 anos e um futuro pela frente. Vou continuar focado e trilhar uma carreira com muitas conquistas.
A prova
A Corrida de Reis chegou à 30ª edição com algumas novidades. Pela primeira vez a corrida teve transmissão ao vivo pela TV Centro América para todo o estado. E este ano o percurso mudou, mas continuou com 10 quilômetros de extensão.
A largada dos 10 mil atletas inscritos permaneceu na região da Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, região metropolitana da capital. Logo nos primeiros dois minutos, o atleta Fernando da Silva assumiu a ponta. Ao entrar na Avenida Beira Rio, Fernando liderava a prova seguido por um grande pelotão de brasileiros e africanos. No quilômetro seguinte, Korir, Kipsang, José Márcio e Pablo da Costa passaram a liderar.
Um dos trechos que mais exige dos atletas é a subida da Avenida Fernando Corrêa da Costa. Naquele ponto, os dois quenianos assumiram a liderança e deixaram os dois brasileiros para trás. No quilômetro quatro, próximo ao 9º Batalhão de Engenharia e Construção, os africanos já abriam uma boa vantagem e corriam lado a lado. No retorno à Avenida Beira Rio, Mark Korir e Edwin Kipsang se distanciaram dos demais atletas e a dúvida passou a ser quem iria dar o sprint final para cruzar a linha de chegada. No último quilômetro, Edwin Kipsang assumiu a ponta e ampliou as passadas deixando o compatriota Korir em segundo lugar.
Resultado masculino:
1º) Edwin Kipsang (Quênia) - 29m13s
2º) Mark Korir (Quênia) - 29m23s
3º) José Márcio Leão da Silva (Brasil) - 30m25s
4º) Raimundo Nonato (Brasil) - 30m48s
5º) Reginaldo José da Silva (Brasil) - 30m57s
Resultado feminino:
1ª) Nancy Kipron (Quênia) - 33m52s
2ª) Jackline Sakilu (Tanzânia) - 34m10s
3ª) Sara Makera (Tanzânia) - 34m23s
4ª) Sueli Pereira Silva (Brasil) - 34m56s
5ª) Nadir Sabino (Brasil) - 38m56s