Cáceres será sede regional do Núcleo ODM
Por Thaís Sabino/ASCOM
06/02/2014 - 20:08
A Prefeitura de Cáceres quer desenvolver no município os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que visam a melhoria da qualidade de vida da população. Para que as oito metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) em conjunto com os 191 países integrantes sejam realmente alcançadas é fundamental a participação da população.
O seminário realizado nesta quarta-feira (05) na Câmara Municipal de Cáceres contou com a participação da Universidade do Estado de Mato Grosso e de 12 municípios da região, que terão em Cáceres o núcleo municipal para alavancar o desenvolvimento do ODM na região.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Brasil preveem o fim da fome e miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e a valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde das gestantes, o combate a Aids, malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e a participação de todos trabalhando pelo desenvolvimento.
O prefeito municipal Francis Maris Cruz, lembra que as oito metas previstas pelo ODM são metas e sonhos de todos os gestores públicos. “Todos queremos uma cidade e um país melhor, com mais qualidade de vida, por isso é fundamental unir esforços e envolver toda a comunidade para que esses objetivos de fato sejam alcançados”, disse.
O secretário municipal de Ação Social, Claudio Henrique Donatoni destaca a importância para o município em sediar o núcleo regional em prol do ODM. “Estamos unindo esforços com todos os municípios da região sudoeste porque temos que melhorar as condições de vida nessa região do Estado”, afirmou.
O reitor da Unemat, professor Adriano Silva, que também participou do seminário lembra que o direcionamento das ações para os municípios vai facilitar que os objetivos de fato sejam alcançados.
A coordenadora do Núcleo Regional ODM, professora Renata Cintra lembra que a participação de todos, inclusive da Unemat no núcleo é de suma importância. O secretário executivo do Núcleo Regional ODM, Abílio Fernandes, destacou que a participação de todos, o voluntariado e o envolvimento da população é uma forma significativa de contribuir com os objetivos, ele destacou que nem só a ajuda financeira é suficiente.
Além das prefeituras da região, também participaram do seminário representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Marinha do Brasil em Cáceres, Organizações Não Governamentais (Ongs), Rotary, Sebrae, Senai, Sesi.