Unemat: curso de Zootecnia começa em março em Araputanga
Por Popular On Line/Ferreira Junior
18/02/2014 - 18:51
O prefeito de Araputanga, Sidney Pires Salomé (PMDB), assinou na tarde de ontem (17/02) em evento realizado na Prefeitura Municipal, convênio com a Universidade do Estado de Mato Grosso( Unemat), confirmando definitivamente a implantação do Curso de Zootecnia, na modalidade turma fora de sede, com 50 alunos por turma, cujas aulas serão iniciadas a partir de março.
O reitor da Unemat, professor Adriano Silva, destacou o empenho e dedicação do prefeito e vereadores para a implantação de curso superior em Araputanga. “Nesse sentido e, por entender que aqui tem uma bacia leiteira muito grande, pequenos, médios produtores, nós entendemos que é necessário a formação de novos profissionais na área de zootecnia, na preparação da alimentação desses animais e depois os produtos derivados, agregando valor a cooperativa e, numa forma muito inteligente o prefeito pensou nesse aspecto, buscando parceria com a Unemat”, afirmou.
Adriano Silva destacou a importância do momento em que foi oficialmente efetivado a parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal. “ Já tivemos o vestibular e no dia 3 de março vamos divulgar o resultado das provas e na segundo quinzena do mês de março vamos iniciar as aulas”, informou que um terço dos recursos são financiados pelo executivo municipal, com aprovação dos vereadores e dois terços ou seja 66% são recursos do Governo do Estado. “É o início de uma parceria que tenho certeza que vão dar outros frutos”, frisou.
O prefeito Sidney Pires Salomé (PMDB), agradeceu o reitor Adriano Silva, que segundo ele, foi o grande parceiro para a implantação da Unemat em Araputanga e região e, destacou a importância de se investir em educação. “Sem dúvida nenhuma um caminho para uma sociedade é a educação e tem que ser em todos os níveis, ensino básico, médio e superior”, disse enfatizando o prazer em poder oportunizar as pessoas acesso ao ensino superior e, principalmente ao curso de zootecnia, ligado a matéria prima produzida na região, gerando mão de obra qualificada e qualidade dos produtos.
Salomé classificou o ato de assinatura do convênio como um dos grandes momentos da gestão pública. “Isso nos gratifica muito e mostra que o norte que escolhemos para Araputanga está no caminho certo e vamos continuar trabalhando”, afirmou.