Franquia da Subway abre nesta quinta,20, em Cáceres
Por web/Diário de Cáceres
18/02/2014 - 22:07
Histórico do restaurante SUBWAY®
O empreendedor de 17 anos de idade
Em 1965, Fred DeLuca definiu que realizaria seu sonho de se tornar um médico. Ao procurar uma forma de pagar pelos estudos, um amigo da família sugeriu que ele abrisse uma lanchonete de sanduíches em formato 'submarino'. Com um empréstimo de mil dólares, o amigo, Dr. Peter Buck, ofereceu-se para se tornar o parceiro de Fred. Essa relação empresarial mudaria o cenário da indústria de fast-food.
O primeiro restaurante foi aberto em Bridgeport, Connecticut, em agosto de 1965. Logo após a abertura, Fred e Peter estabeleceram a meta de terem 32 restaurantes abertos dentro de 10 anos. Fred logo aprendeu os passos básicos para tocar um negócio, assim como a importância de servir um produto de qualidade, bem feito e com ótimo atendimento ao consumidor, mantendo os custos operacionais baixos, com pontos bem localizados. Essas lições continuam servindo de base para o sucesso que a rede SUBWAY® possui ao redor do mundo.
SUBWAY®, a franquia
Em 1974, a dupla já possuía 16 restaurantes operando em Connecticut. Percebendo que não atingiriam a meta de 32 restaurantes abertos no tempo estipulado, eles iniciaram o sistema de franquias da rede, lançando a marca SUBWAY®, que continua em crescimento até hoje.
Um futuro sempre atual
Hoje a marca SUBWAY® é a maior rede de sanduíches em formato 'submarino' do mundo, com mais de 37.000 instalações. Nós nos tornamos a marca líder para pessoas que buscam rapidez e nutrição em refeições que podem ser desfrutadas por toda a família. Desde o início, Fred DeLuca teve uma visão clara do futuro da marca SUBWAY®. À medida que continuamos a crescer, somos guiados por sua paixão em conquistar clientes oferecendo ingredientes frescos, sanduíches deliciosos e feitos à escolha do consumidor.
Restaurante SUBWAY® no Brasil
A rede SUBWAY® iniciou sua operação no Brasil no ano de 1993. Nesse período, os restaurantes eram grandes e estavam instalados em bairros nobres, os custos de operação eram muito altos e havia um baixo reconhecimento da marca, o que acabou por inviabilizar alguns restaurantes. Por conta de diversos contratempos, a rede SUBWAY® passou por um período de adaptação, em que tentou entender o mercado brasileiro.
Em 2003, após a solução dos problemas pendentes, havia novamente um momento propício para a rede SUBWAY® se consolidar, definitivamente, no mercado nacional. Com fôlego renovado, retomou sua trajetória de crescimento, concentrando-se na operação e cuidando para que fosse feito o que havia dado certo em lugares tão diferentes do mundo, como Bahrain, a primeira franquia internacional, Nova Zelândia, China, Trinidad Tobago, entre outros. Independentemente da cultura e costumes locais, a marca SUBWAY® criou uma rede com padrões e procedimentos internacionais. Ou seja, o sanduíche que você come aqui no Brasil pode ser encontrado também na Islândia. Para se ter uma noção da seriedade das intenções da marca SUBWAY® por aqui, o Brasil é hoje um dos principais mercados da rede. A rede SUBWAY® veio para ficar, e veio definitivamente, com o objetivo de se tornar a maior rede de fast-food do Brasil até 2015.
Tendo em vista esse enorme sucesso internacional, adotou-se o modelo de negócios encontrado na maioria dos países onde a rede SUBWAY® está presente, concentrado na figura dos agentes de desenvolvimento, que, além de serem obrigatoriamente franqueados, atuam como profissionais responsáveis pela expansão da marca em determinada região do país (divisão por território geográfico). Esses agentes fazem prospecções de novos franqueados, dão total suporte na escolha do ponto do restaurante, auxiliam na negociação com parceiros e fornecedores, treinam funcionários, auxiliam na gestão de custos de operação, etc. Associado a isso, o padrão dos restaurantes foi dimensionado de acordo com o modelo internacional, cujas dimensões físicas são reduzidas, bem como no que diz respeito a processos de logística, distribuição e gestão de operações. A simplificação do gerenciamento, por meio de relatórios gerenciais semanais, faz com que o franqueado consiga ver exatamente como o seu restaurante está se comportando. Comparando com os outros, sejam da sua região ou do país inteiro, o franqueado pode aprimorar mais ainda a sua operação ao identificar onde estão os gargalos.
A matriz, que fica em Milford, Connecticut , promoveu ainda, em 2008, a instalação de um escritório regional no Brasil, que responde ao escritório de Miami, responsável pela operação em toda América Latina e Caribe.
E agora, em CÁCERES/MT
A franquia chega a Cáceres. A Subway abre as portas nesta quinta-feira,20, na esquina das ruas Coronel Farias e Coronel José Dulce.