Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Meningite: IFMT suspende aulas em Pontes e Lacerda
Por Any Poquiviqui-Ascom
25/03/2014 - 15:32

Foto: assessoria

Na manhã de ontem, segunda-feira (24), os profissionais da Secretaria de Saúde de Pontes e Lacerda reuniram-se com o diretor geral do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Fronteira Oeste, Alex Sandro Siqueira da Silva, para definir quais as medidas a serem realizadas por ambas as partes, referente ao caso de meningite bacteriana, confirmado pela manhã, em uma aluna que está hospitalizada e medicada em Cáceres-MT.

       O Diretor do IFMT, Alex Sandro Siqueira da Silva, relatou que o primeiro caso em que levou uma jovem a óbito não foi realizado exames que confirmassem a doença, porém, uma nova suspeita foi confirmada ontem. Devido a estas circunstâncias as aulas foram suspensas como medida cautelar e também preventiva até que se estabeleça toda a situação e as medidas a serem tomadas realizadas em conjunto com a Secretária de Saúde do município sejam efetivadas. Apesar de o caso confirmado ter surgido em uma aluna do Campus, qualquer pessoa pode estar sujeita a contrair o vírus desta doença, esclareceu.  

      Tatiana Paula, Supervisora de Vigilância em Saúde, relatou que a Secretaria de Saúde irá realizar o processo de acordo com a orientação do Ministério de Saúde que é a higienização nas salas de aula, caixa d´água e outros locais dentro do Campus IFMT e também realizará o trabalho de prevenção com profilaxia junto aos colegas de classe, professores e familiares das duas jovens. A profilaxia refere-se ao tratamento com medicação realizada durante dois dias, indicada aquele que teve contato com o paciente nos sete dias que antecederam a doença por pelo menos quatro horas por dia ou contato por 8 horas seguidas no dia anterior ao adoecimento ou contato intimo, com troca de secreções. Tatiana destacou que o medicamente é fabricado fora do país e estava previsto para chegar até o fim da tarde de ontem(24).

      O médico  Osmar Pavarine, falou à imprensa local sobre os principais sintomas da doença e destacou que anualmente trata entre 4 a 6 casos de meningite no município, e que em 2013 não houve casos confirmados.

       Segundo o médico os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça forte, vômitos, rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça), manchas cor de vinho na pele, estado de desânimo e moleza. O médico alertou que é necessário um convívio continuo com a pessoa infectada para que se possa contrair o vírus que pode apresentar-se de formas diferenciadas, e apenas exames específicos são capazes de detectar. Há importância de estar alerta aos sintomas e procurar um médico para que seja realizado o diagnostico, orientou.

Carregando comentarios...

Cidades

Henry não trabalha mais no IML

25/03/2014 - 15:07
Utilidade Pública

Vagas no Sine para hoje, 25

25/03/2014 - 12:01
Cidades

INFLUENZA 2014:MT já soma 13 casos

25/03/2014 - 10:01
Utilidade Pública

Vagas no Sine para hoje,24

24/03/2014 - 11:25
Artigos

'A vida indo pelo esgoto'

23/03/2014 - 19:19