Cerca de 140 pessoas participaram de palestras educativas sobre combate ao superendividamento, promovidas pelo Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). As palestras, voltadas a terceira idade, iniciaram na quarta-feira (19), com evento na sede do Coral da Melhor Idade 'Mestre Albertino', na Loja Maçônica Acácia Cuiabana. Na quinta-feira (20), o Centro de Convivência Padre Firmo Pinto Duarte, no Bairro do Porto, recebeu a equipe do Procon-MT.
Conforme o secretário adjunto de Justiça da Sejudh, Nestor Fidélis, o significativo aumento de idosos que contraíram empréstimos a altas taxas de juros preocupa o Governo do Estado. “Por essa razão, o Procon-MT está desenvolvendo uma série de eventos com o objetivo de promover a reflexão, a aprendizagem e a educação financeira”.
Durante os encontros, as conciliadoras de Defesa do Consumidor, Renata Resende e Márcia Botelho, falaram sobre orçamento doméstico, repassando orientações sobre consumo, a importância da pesquisa de preços e cuidados com parcelamento de compras. Também foram tratados assuntos voltados especificamente para a terceira idade, como os direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso a respeito de saúde, transporte, assistência social, meia entrada e Direito do Consumidor, entre outros.
Labile Battar, de 72 anos, considera que a palestra foi positiva. “A atitude do Procon é maravilhosa, pois sabemos pouco sobre nossos direitos e deveres. O conhecimento é fundamental para podermos cobrar”, lembra a aposentada. Para Maria do Socorro, de 76 anos, a palestra foi informativa. “Tirei minhas dúvidas sobre empréstimos. Os idosos precisam estar atentos, pois tem muita gente querendo nos enganar”, alerta a pensionista.
A conciliadora Renata Resende salienta que as palestras educativas servem para alertar os idosos e prevenir que eles, enquanto consumidores, sejam lesados. “O foco do encontro foi o superendividamento. Falamos também sobre empréstimos consignados, um dos problemas que mais afetam os idosos na atualidade. O Procon está à disposição para atender e ajudar a todos que se sentirem lesados enquanto consumidores”, destaca a conciliadora do Procon Estadual.
Após a palestra, os idosos aproveitaram para tirar dúvidas com as conciliadoras e receberam cartilhas com informações sobre Direito do Consumidor Idoso.