Veja dicas para eliminar o inchaço da barriga e arrasar
Por Daniela Meira*
Não tem jeito! A barriga é sempre a maior preocupação quando o assunto é o nosso corpo. Seja homem ou mulher, seja verão ou inverno, o desejo é que ela fique mais reta o possível. E se conseguir, que seja também uma barriga malhada, com gominhos e sem flacidez! Tá certo, tudo isso é pedir demais, mas podemos maneirar na alimentação, de vez em quando, e ajudar a chegar a tão sonhada barriga desinchada (pelo menos), né?! Alguns alimentos podem te ajudar a eliminar o que estiver inchando a região do abdômen, seja gases, retenção de líquidos, prisão de ventre e por ai vai. Vale observar o que está acontecendo com você e partir para o ataque! Abaixo algumas idéias e dicas gostosas para melhorar seu dia.
Chás
Alguns chás têm poder diurético e são excelentes para desinchar a barriga e ainda de quebra auxiliam noemagrecimento, como o chá verde ou de carqueja. Pode tomar frio, gelado ou quente, você escolhe, mas se possível, não adicione açúcar ou adoçante, afinal, você quer desinchar, né?!
O famoso e caro chá de hibisco, além de desinchar a barriga estimula a perda de peso, regulariza o intestino e facilita a digestão, vale tentar, além de ser bem gostoso. Eu aposto neste que é meio 4 em 1!
Outros chás como a cavalinha, o cabelo de milho, pata de vaca e chapéu de couro também são chás conhecidos para desinchar a barriga, pois são poderosos diuréticos. O ruim de tomar chás diuréticos é ter tempo e possibilidade de ir ao banheiro sempre que precisar... Mas preste atenção se estiver um tempo muito quente, se você estiver com muito calor, prefira não tomar diuréticos, pois o que seu corpo mais precisa nestes dias é hidratação e isso se faz com água e chás. Mas se o tempo não estiver tão quente, os diuréticos podem ser uma boa opção.
Prefira os carboidratos integrais
Aqueles produtos deliciosos como massas, pães, arroz, bolacha, quando não são integrais se tornam grandes vilões para nossa saúde. Sabia que essas delicias refinadas fazem com que o organismo elimine bastante insulina, e isso desencadeia um processo metabólico resultando em acúmulo de gordura? E sabe onde? No abdômen! Por isso, sempre que puder, substitua-os pelos integrais mesmo que você não os ache tão gostosos. Sei que massas e arroz integrais não são tão saborosos quanto os refinados e essa troca não é tão fácil de fazer, então tente pelo menos com os pães. Já existem no mercado uma infinidade de tipos de pães, vários sabores e com muitas fibras e grãos. Fica mais fácil trocar o velho e bom pão francês, por algum pão de forma integral com muitos grãos que você goste e se acostumar mais rápido!
Diminua a quantidade de leite
A lactase, enzima responsável pela quebra da proteína do leite, já não é produzida pela maioria dos adultos... (Sim, leite é coisa para criança!). E isso acaba fazendo com que essa enzima fermente no intestino, causando gases, e deixando o abdômen maior. Se você puder e conseguir vale diminuir a quantidade de leite e seus derivados alguns dias da semana e reparar se nestes dias a sua barriga ficou menos inchada. Vale a dica para aquele dia em que você "tem que entrar naquele vestido", não consuma nada de leite ou derivado no dia! E se você estiver preocupada com o cálcio do leite, vale também lembrar que você pode encontrar este mineral em outros alimentos como nos brócolis, nas amêndoas e no espinafre.
Diga não!
Alimentos como frituras, pão refinado, queijo curados, frios, salsicha e refrigerantes devem ser evitados, pois causam gases! Uma explosão de combinação!
Evite o sal
O sódio é um inimigo para quem quer eliminar de vez a barriga inchada. Ele é o responsável pela famosa retenção de líquidos. Evitar o sal que a gente coloca na salada, na carne ou feijão é muito fácil, mas a atenção também tem que se voltar para aqueles alimentos que por si só possuem sal, tipo condimentos, shoyo e refrigerantes. Sabia que até os light possuem sódio? Evite quando puder.
Coma mais fibras
Elas servem para tudo! Muitas vezes, o inchaço abdominal é causado pelo mau funcionamento do intestino por causa de uma alimentação sem fibras causando a desconfortável prisão de ventre. As fibras como já falei antes, ajudam muito a eliminar as toxinas com mais facilidade, fazem aquela faxina interna! Elas estão presentes nos legumes, verduras e frutas frescas, assim como nos grãos, mas lembre-se, elas funcionam bem quando você ingere líquidos durante o dia (não os alcoólicos).
Mastigue bem os alimentos
Quando comemos rápido demais ou estamos prestando mais atenção na conversa da amiga do que na refeição que estamos ingerindo, acabamos não mastigando tão bem os alimentos, ai o estômago não processa direito essa comilança e a fermentação é certa e a barriga vai inchar. Sei que às vezes não é possível, mas quando sim, tente comer mais devagar. Uma dica: se o tempo não dá para você comer tudo devagar faça o seguinte: coloque no seu prato metade do que comeria. Ai você vai ter mais tempo para comer menos!
Líquidos
Água e sucos beber sempre, mas não durante a refeição! Quando tomamos algum líquido junto com a refeição nosso estômago fica dilatado e com dificuldade para processar todos os alimentos. Quanto mais tempo o alimento fica no estômago mais chance dele fermentar e ai... a barriga incha novamente.
E por falar em sucos, abaixo 3 receitas para acrescentar no seu dia mais fibras e fazer aquela faxina rápida no corpinho! Basta colocar os ingredientes no liquidificador e bater. Tome na hora sem coar, ok?!
Morango com laranja e linhaça
5 morangos
200 ml de suco de laranja
1 pedaço de 1 cm de gengibre
1 colher (sopa) de linhaça
1 colher (sopa) de mel
Abacaxi com hortelã e chá verde
1 fatia de abacaxi descascada
3 folhas de hortelã
200 ml de água de coco
100 ml de chá verde
Melancia com morango e limão
1 fatia de melancia
Suco de 1 limão
5 morangos
150 ml de água de coco
2 castanhas de caju
*Daniela Meira é nutricionista e produtora de culinária do programa Mais Você. Para saber mais receitas e outras dicas de alimentação, conheça o blog Informações à Mesa (http://danielameira.blogspot.com)