A busca pela expansão comercial e o aumento da competitividade no mercado tem sido uma das preocupações dos empresários de Mato Grosso. Em Cuiabá, representantes do setor se reuniram na noite desta quinta-feira (20.03), na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Femt), com o objetivo de mobilizar a construção do Movimento MT Competitivo (MMTC). O secretário de Indústria e Comércio de Cáceres, Júlio Parreira, esteve presente no evento representando o prefeito Francis Maris Cruz.
De acordo com o líder empresarial Luis Alberto Nespolo, o iniciativa é um desdobramento da articulação nacional chamada Movimento Brasil Competitivo. Trata-se de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos ou econômicos, apolítica e apartidária. Fundado em 2001, o MBC articula uma série de projetos na área de Benchmarking, Gestão Pública, Gestão Privada, Inovação e Veiculação de Índices. Entre as organizações associadas, estão algumas das principais empresas do Brasil.
Nespolo argumenta que a meta é gerar um estado economicamente mais sólido com o objetivo de mostrar força e competitividade no cenário nacional. “Para isso, devemos investir no aumento de tecnologias de gestão nos setores públicos e privados, promoção do desenvolvimento sustentável, criação de programas de competitividade e qualidade, sistemas de avaliação, entre outros”, comentou.
Luis Alberto destacou também que o Movimento pretende contribuir expressivamente para melhoria da competitividade das organizações privadas e da qualidade e produtividade das organizações publicas, de maneira sustentável e elevando a qualidade de vida da população.
Durante o encontro, o presidente da Fiemt, Jandir José Milan, destacou a importância da ação. “Há quatro anos atrás tentamos implantar a ação, mas não houve a ressonância que esperávamos. Isso foi se alastrando no Brasil e está dando bons resultados. Já seis meses resolvemos fazer este projeto acontecer. Precisamos fortalecer e dar mais competitividade ao estado. Tenho certeza de que vai melhorar a gestão no Estado”, comentou.
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, falou também sobre a necessidade da ampliação do mercado em Mato Grosso. “A competitividade no nosso país está cada vez mais comprometida. O foco da ação é no governo e isso gera reflexos no bolso do contribuinte e do cidadão. Espero termos um país mais competitivo nos próximos anos”.
Para o secretário de Indústria e Comércio de Cáceres, Júlio Parreira, a criação do Movimento mostra a resposta por uma anseio vivido por todo empresariado em MT, principalmente na região Oeste. “Precisamos nos fortificar. Aumentar a rede comercial e darmos maior amplitude na economia de toda região. Em Cáceres não é diferente, temos espaço e potencial para crescer e precisamos abraçar essa oportunidade”, finalizou.