A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Saúde, em consonância com o Ministério da Saúde, tem realizado desde o dia 10 de março a campanha de vacinação em meninas contra o HPV. A ação começou no dia 10, com campanha de vacinação nas Escolas Municipais.
Desde o último dia 17 até esta sexta-feira (21.03), a Coordenadoria de Vigilância em Saúde realiza a ação nas escolas particulares. Na próxima semana, entre os dias 24 e 28 de março, é a vez das escolas estaduais serem o alvo da campanha.
Após este período, as vacinas continuarão disponíveis nas unidades de saúde para meninas de 11 a 13 anos a partir do dia 31.
HPV
O vírus do papiloma humano (VPH ou HPV, do inglês human papiloma virus) é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 2 varinhas . A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.
No Brasil o Instituto Nacional do Câncer estima que haja 15 mil novos casos e 4.800 mortes de mulheres por ano. No país a estimativa é que 5,2 milhões de adolescentes de 11 a 13 anos, o que equivale a pouco mais de 20% do total sejam vacinadas este ano.