O corpo docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) será beneficiado a partir de agora com a otimização e celeridade dos procedimentos para alteração de regime de trabalho. Proposto pela Administração junto às pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e, de Extensão e Cultura (Proec) os processos burocráticos e administrativos poderão ser concluídos na metade do tempo praticado atualmente.
Para a celeridade no atendimento dos processos de enquadramento inicial e mudança de regime de trabalho, a Unemat por meio da PRPPG e a Proec realizou uma adequação nos fluxos para garantir que os pedidos sejam apreciados com maior rapidez, mas em consonância com as exigências legais da carreira. Ainda foram otimizadas as atividades de avaliação e encaminhamento de institucionalização de novos projetos e inclusão de membros em projetos já existentes.
Coube à pró-reitoria de Administração (Prad) reorganizar em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (SAD) os fluxos, documentações e prazos, para atender as especificidades da Unemat junto aos processos administrativos de mudança de regime. Atualmente, na Unemat existem três regimes, o de 20 horas semanais onde o professor ministra 12 horas aula e mais atividades complementares; o de 30 horas semanais, que além da carga horária em sala de aula o professor coordena projetos de extensão; e, o de dedicação exclusiva, em que o docente desempenha funções de ensino, pesquisa, extensão e eventualmente gestão acadêmica.
As orientações sobre processos de enquadramento inicial e mudança de regime de trabalho foram encaminhadas às coordenações de Cursos, diretorias de Campus e setores de Recursos Humanos. Os docentes podem recorrer a estes setores ou às pró-reitorias através dos endereços eletrônicos:prppg@unemat.brproec@unemat.br, prad@unemat.br.