O maior programa de capacitação técnicas para o desenvolvimento da pecuária de corte mato-grossense começa hoje, em Pontes e Lacerda (448 quilômetros ao oeste de Cuiabá). O Acrimat em Ação 2014, que está em sua 4ª edição, é promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) para levar informações técnicas a todas as regiões do Estado, percorrendo os 30 municípios polos da bovinocultura de corte. Em três anos de eventos, mais de oito mil produtores participaram do projeto.
Este ano o ‘Acrimat em Ação’ foi remodelado para oferecer um conteúdo diferenciado aos pecuaristas, como por exemplo, a palestra ‘Eficiência produtiva e econômica na bovinocultura de corte a pasto’, do especialista José Renato Gonçalves. Haverá também uma apresentação dos projetos da Acrimat e uma reunião com os produtores de cada região para debates sobre as demandas locais.
O presidente da Associação, José João Bernardes, destaca que o Acrimat em Ação é um sucesso consolidado dentro e fora de Mato Grosso devido à aproximação que possui com o produtor de carne. “Este é um trabalho inovador que vai até o pecuarista, levando informações técnicas ao mesmo tempo em que consegue fazer um diagnóstico da produção e traçar medidas para promover o desenvolvimento sustentável da cadeia da carne”.
Para o palestrante José Renato Gonçalves, o ‘Acrimat em Ação’ é uma excelente oportunidade para difundir entre os produtores mato-grossenses informações e técnicas, validadas através de pesquisas científicas, passíveis de serem aplicadas nos diferentes sistemas. “A Acrimat cumpre muito bem seu objetivo de representar, nas diferentes esferas, os produtores de bovinos do Estado. Essa representatividade é extremamente importante, pois é uma maneira de tornar públicas as ações e anseios dos produtores, defender a classe, além de, trabalhar na difusão de informações e tecnologias úteis aos associados, visando unir, tecnificar, proteger e fortalecer a categoria”.
O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, explica que um dos desafios do projeto é estar sempre inovando para agregar valor ao trabalho e consequentemente atender às expectativas do pecuarista. “Este ano buscamos promover uma única palestra, porém com um conteúdo mais abrangente para auxiliar os pecuaristas nas tarefas diárias de uma propriedade por melhores resultados”.
Serão mais de 10 mil quilômetros percorridos e o público estimado é de 4,5 mil pecuaristas. Nas três edições anteriores, o ‘Acrimat em Ação’ atingiu 8,5 mil pecuaristas de forma direta.