Impedir o aumento do trafico de drogas na região de Fronteira durante a copa do mundo é uma das metas do deputado Airton Português(PSD). Durante a entrega da reforma da Escola Municipal Fazendo Arte, na cidade de Cáceres, o parlamentar juntamente com o prefeito , secretários e parlamentares da região, receberam autoridades do Exercito, Marinha e Aeronáutica, que foram até Cáceres especialmente para reforçar as Forças Armadas na Operação Ágata 8, com o objetivo de combater crimes e irregularidades na fronteira brasileira.
“Foi feito um baixo- assinado e encaminhado à presidenta Dilma Rousseff, destacando a necessidade de uma base aérea em Cáceres. Pelo fato do trafego de drogas ser de qualquer natureza. Ou seja , pela terra , água , aérea”, disse Português.
O deputado também participou da Ação Cívico Social realizada pelo Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro, Marinha. A Prefeitura de Cáceres é parceira da ação por meio das secretarias de Saúde, Educação e Ação Social. Em Cáceres, a Ação foi realizada entre os dias 19 e 21 de junho e contou com serviços diversos à população como emissão de documentos, corte de cabelo, atendimento médico, entre outros.
Como parte da operação, a Marinha Brasileira realizou a reforma e pintura da Escola Municipal Fazendo Arte, que foi entregue à população durante solenidade realizada no local. A reforma da unidade garantirá a matrícula de mais de 400 crianças.
Operação Ágata:
Em 2014, Este ano, devido a Copa do Mundo, a ação vai envolver toda a extensão da fronteira, que tem 16,8 mil quilômetros. No estado de Mato Grosso, a área de fronteira seca é estimada em 750 quilômetros.
“ Esse crescimento preocupa à toda sociedade. visto que há muitos municípios que vivem do agronegócio , intenso fluxo de veículos de moradores”, disse o parlamentar
Em fevereiro Português participou de manifestação na fronteira com a Bolívia defendendo mais segurança para a região . Passando pelo distrito de Corixa, a 90 quilômetros de Cáceres, onde conversou com o povo e lideranças políticas pela permanência do Exército na região.
Tendo em vista que o policiamento recebeu sete vans, 24 motos, 1 guincho, quatro veículos scanner, que detectam drogas escondidas em malas e outros esconderijos. Dois deles inclusive detectam drogas em malas, sem a necessidade de retirá-las dos veículos, ou seja, dispõem de raios-X do interior do veículo, entre outros equipamentos.
No ano passado, foram entregues pelo governo uma ordem de R$ 7 milhões em equipamentos.