Por iniciativa da atual Mesa Diretora, a Câmara de Vereadores de Cáceres, deve institucionalizar o programa ‘Por dentro do parlamento’, que recebe regularmente a visita de estudantes da cidade para conhecer a história e o papel do poder legislativo.
Esta semana dezesseis alunos do quarto ano da Escola Batista, acompanhados da professora Karen Sonaque, foram recebidos pelos vereadores Tarcísio Paulino (PSB), Rubens Macedo (PR) e Edmilson Campos (PR) e por uma equipe de técnicos da Casa.
De acordo com a professora, os estudantes estão estudando a história de Cáceres e dos poderes constituídos da cidade.
Além de fazerem diversas perguntas, eles também puderam conhecer todos os setores e ver como funciona a Casa. Elas ainda foram presenteados com uma cópia da Lei Orgânica Municipal.
Os vereadores explicaram o papel da Câmara e dos vereadores para o desenvolvimento da cidade. Edmilson campos (PR) falou da importância da participação da população que segundo ele tem que fiscalizar de perto o trabalho do vereador e do prefeito.
Um dos meios sugeridos pelo vereador, foram os sites oficiais da Câmara e da prefeitura.
Já o vereador Rubens Macedo (PR) elogiou a iniciativa da escola e da professora em fomentar o interesse dos estudantes pela política. ‘É uma iniciativa maravilhosa que precisa ser seguida por todas as escolas’.
Feliz com a presença dos estudantes, o vereador Tarcísio Paulino (PSB), afirmou que o interesse deles pela política ascende à esperança de um futuro melhor para a cidade.
‘Para que as ações politicas evoluam em favor da população, tem que haver o envolvimento da sociedade. Certamente a maioria das crianças que estão aqui hoje e os que já vieram conhecer a Câmara, serão os responsáveis por estas mudanças no futuro’, previu.
Além dos vereadores, participaram da recepção aos estudantes, um grupo de servidores formado pelo chefe de gabinete Jorge Augusto de Almeida, o controlador geral, Enézio Mariano da Costa, o procurador Mauro Lucio Lindote, a técnica de Recursos Humanos, Dima Simões, o secretario geral Ronaldo de Lima e a tesoureira Benedita Jovelina França da Silva.
A cada um coube explicar a sua função dentro da estrutura de funcionamento da Câmara.