A Policia Militar através da 4ª Companhia de Policia Ambiental – Cáceres, ao realizar fiscalização ambiental ontem,3,na Marcenaria Rodrigues na cidade de Salto do Céu (134 KM de Cáceres), encontrou no pátio da marcenaria 13m³ de madeira de essência diversas, sendo 3m³ de essência mogno, madeira de corte proibido, e ao solicitar a documentação da Marcenaria a João Rodrigues Gomes (proprietário do marcenaria) foi informada que a marcenaria funcionava sem nenhuma autorização dos órgãos ambientais.
Diante dessa situação as madeiras e os maquinários foram apreendidos, a marcenaria foi embargada. O proprietário foi encaminhado a Del Pol de Rio Branco e multado em R$ 104.000,00 (cento e quatro mil reais).
João Rodrigues Gomes ficou como fiel depositário das madeiras e dos maquinários da marcenaria. Ao perguntar sobre o possível local da extração da madeira, a polícia foi informada que a extração era feita na Fazenda Caruan (Salto do Céus). Ao chegar na fazenda foram encontradas 02 (duas) motosserras que estavam sendo usadas na extração de madeira e não possuíam documento de porte e uso Ao vistoriar a fazenda foi encontrada 01 (uma) espingarda de dois canos cal. 12, 01 (uma) carabina cal. 38, 12 (doze) munições calibre 38, 01 (um) revólver cal. 38, 08 (oito) cartuchos calibre 12,. Todas as armas estavam sem documentação e segundo o gerente da fazenda, João Tertuliano de Oliveira (60 anos) as armas pertencem a proprietária da Fazenda, Dorothy Quagliato Cesar. O gerente da fazenda foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Rio Branco como testemunha dos fatos. As armas e munições foram entregues na referida delegacia.