Representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estiveram presentes na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) para realizar a inspeção das réguas de medição de peixes que serão usadas durante os campeonatos de pesca do Festivel Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPe 2014). A ação tem como objetivo garantir a qualidade e a exatidão das medidas dos peixes que forem fisgados nas competições de Pesca Embarcada e Pesca em Canoa.
Foram conferidas ao todo 28 réguas que serão utilizadas pela comissão de arbitragem que ficará em barcos no Rio Paraguai e atenderão aos competidores. Cada equipe é formada por um ‘apontador’, responsável pelo registro dos peixes pescados e por um ‘medidor’ que deve conferir o tamanho do peixe para a pontuação de cada equipe.
As réguas possuem um metro de comprimento. Caso sejam fisgados peixes maiores que as réguas, cada árbitro também possuirá uma trena para conferir a medida. No entanto, há mais de 10 anos não há registro de peixes maiores que um metro no Festival Internacional de Pesca.