O prefeito de Porto Esperidião, José Roberto de Oliveira Rodrigues, Zé do PT, e o vice prefeito Giovam Aparecido de Oliveira, participaram, nos dias 29 e 30, em Foz do Iguaçu, PR do Seminário Internacional de Regiões de Fronteira com o tema” Desafios para a Integração Transfronteiriça”, evento organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Itaipu Binacional.
Durante o seminário, o prefeito falou da realidade vivida pelos municípios fronteiriços, principalmente da necessidade de fomentar políticas públicasdiferenciadas para as cidades da faixa e da linha de fronteira, alémde atrair investimentos em áreas, como da saúde e educação, uma vez que, na região de Porto Esperidião , já existe essa relação estabelecida entre brasileiros e bolivianos “Em nossas escolas atendemos bolivianos, e brasileiros também estudam na Bolívia, o mesmo ocorre na medicina, atendemos pacientes bolivianos em nossas unidades de saúde e muita gente procura a medicina no país vizinho e não se tem uma política diferenciada para esse atendimento, e isso aumenta a demanda dos municípios de fronteira,” pontuou o prefeito.
O petista, ainda destacou as características próprias das fronteiras, e avaliou que existem municípios brasileiros que já avançaram, com iniciativas interessantes, como a criação da carteira dos fronteiriços e bancos de dados que garantem a cidadania brasileira em alguns municípios. Outro ponto de vista defendido pelo prefeito Zé do PT, foi a isenção do revalide, documento exigido para médicos formados fora do Brasil.
Durante o encontro, foram debatidas as experiências de cooperação na fronteira, políticas públicas para as regiões fronteiriças, além dos avanços e desafios da legislação sobre o tema. Entre as atividades, aconteceram palestras, debates e oficinas.
A área de fronteira, do Brasil com dez países da América do Sul chega a 588 municípios, região queabriga aproximadamente 10 milhões de pessoas. Para garantir a qualidade de vida dessa população, é necessário instituir políticas públicas de acordo com à realidade de cada município.