Francis quer mais empresas locais participando de pregões e licitações
Por Ascom/Clarice Navarro
07/08/2014 - 18:00
As empresas de Cáceres podem encontrar todas as informações necessárias sobre pregões eletrônicos e presenciais, assim como sobre a realização de licitações, com a antecedência devida, no site da Prefeitura (http://www.caceres.mt.gov.br/). Todos os processos de aquisição de materiais ou prestação de serviços tem as informações disponibilizadas através de editais que também são publicados no jornal da AMM- Associação Mato-grossense de Municípios, no site do Tribunal de Contas do Estado e no Diário Oficial do Estado.
A pregoeira do município, Rosair Santana de Oliveira, afirma que as empresas locais podem participar não só dos pregões presenciais, como também dos eletrônicos, bastando que se cadastrem para isso. Sobre licitações, ela informou que a empresa só é comunicada pela Prefeitura, quando a modalidade é carta convite.
A melhor maneira de acompanhar a realização de processos de compra, é acompanhar a publicação dos editais-reforçou a pregoeira.
O prefeito Francis Maris afirmou lamentar que ainda ocorram licitações desertas. "Hoje o município vive outra realidade. Temos uma Comissão de Licitação independente que trabalha com muita atenção dentro da legislação vigente. Temos um calendário de pagamentos que vem sido cumprido. E gostaríamos muito que as empresas da cidade se interessassem e participassem mais dos processos".
Francis afirmou que funcionários da Prefeitura participaram recentemente do Seminário de Compras Governamentais, realizado pelo Fomenta MT e Sebrae, onde aconteceu um workshop com o tema "Como vender ao governo". Como público alvo, em especial, micro-empresas, empresas de pequeno porte e ainda micro empresários individuais. "A intenção é ter uma equipe sempre atualizada, para a prestação de bons serviços". O prefeito citou também a importância do acompanhamento feito pelo Observatório Social de Cáceres, que divulga os processos licitatórios e pregões da prefeitura."Vejo isso como mais uma ferramenta de divulgação. O acompanhamento poderia ser feito também pelos empresários locais, que poderiam começar a participar mais dos processos e, consequentemente, vender para o município".