Nesta quinta-feira (18.09) o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realiza uma mobilização em frente à Assembleia Legislativa para protestar contra os problemas na Previdência Social do Estado e também dos municípios. A categoria realiza um dia de paralisação para realizar o ato que ocorre às 9h.
Entre os problemas encontrados na Previdência, está o Projeto de Lei que cria o MT Prev, um novo fundo previdenciário que traz equívocos como a contratação de uma empresa particular para gerenciar o fundo, além de não mostrar separadamente as contribuições de cada servidor e cada secretaria.
Já nos municípios, que em sua maioria possuem regime próprio de previdência, muitos fundos estão falidos, o que causa atraso no pagamento dos/as apostados/as, além da dificuldade para que o servidor consiga se aposentar.
“A Previdência Social deve ser autossustentável e garantir a função de proteção social e distribuição de renda. Queremos chamar a atenção dos trabalhadores sobre a necessidade de entender e enfrentar esses problemas, pois não podemos aceitar que os direitos do trabalhador/a sejam atacados”, enfatiza a vice-presidente do Sintep/MT, Miriam Botelho.