Segundo banco de dados do Procon Estadual, constante no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no mês de setembro de 2014 foram registrados 1.728 procedimentos administrativos, tendo o setor de 'Serviços Essenciais' ocupado o primeiro lugar em reclamações.
O setor de 'Serviços Essenciais' foi responsável por 694 atendimentos no órgão de defesa do consumidor, mantendo-se na primeira posição do ranking, registrando 343 atendimentos para serviços de 'Água e Esgoto', 119 para “Telefonia Celular' e 117 reclamações para 'Energia Elétrica'.
O setor 'Serviços Privados', com 352 reclamações, ficou em segundo lugar, registrando 74 procedimentos para a categoria 'Escola (1ª, 2º Graus e Superior)', 67 para 'TV por Assinatura' e 61 para a categoria 'Estabelecimento Comercial'.
Em terceiro lugar ficou o setor 'Assuntos Financeiros', com 325 reclamações, sendo registradas 119 reclamações para a categoria 'Banco Comercial', 64 reclamações para 'Cartão de Crédito' e 30 para 'Cartão de Loja'.
Em quarto lugar ficou o setor 'Produtos', que registrou 318 reclamações, sendo 47 para 'Telefone', 26 para 'Microcomputador/Produtos de Informática' e 23 reclamações para a categoria 'Móveis para Quarto'.
O setor Saúde' registrou 20 reclamações no Procon-MT, ocupando assim o quinto lugar do ranking. Já em penúltimo e último lugar, respectivamente, permanecem os setores 'Habitação' e 'Alimentos'. Juntos, os dois setores tiveram 19 reclamações no mês de setembro de 2014.
O Procon Estadual é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.