Assembléia de Deus lança Pedra Fundamental de obra de recuperação de dependentes químicos
Por Jornal Expressão
19/07/2012 - 11:57
Evangélicos da Igreja Assembleia de Deus, em Cáceres, realizaram no domingo (15/07) o lançamento da Pedra Fundamental do primeiro bloco da Comunidade Terapêutica Renascendo com Cristo. A obra orçada em R$ 87 mil será construída no bairro do Lobo, com recursos de doações. Ao todo serão três blocos para atender residentes dependentes de álcool e droga. A comunidade será edificada no local onde já funciona há dois anos, o antigo Centro de Recuperação Renascendo com Cristo, que mudou apenas de nomenclatura.
O primeiro bloco terá capacidade de abrigar 26 residentes. Além de evangélicos, o lançamento da Pedra Fundamental da Comunidade contou com a participação de várias autoridades.
Pastor presidente da Assembleia de Deus, em Cáceres, Valentim Balbino, disse que o “desejo” da assembleia seria construir o maior número de alojamentos que pudesse atender, pelo menos, 100 residentes. Porém, devido à escassez de recursos, a princípio será construído um bloco para abrigar menos de 30 pessoas. “O desejo da Assembleia seria construir o maior número de alojamentos para abrigar o maior número de residentes. Infelizmente, devido à falta de recursos vamos começar com um bloco com capacidade de 26”.
Diretor da obra, pastor Divino de Almeida, ressaltou a importância da Comunidade Renascendo com Cristo, assinalando a recuperação de mais de 25 ex-dependentes de álcool e droga em menos de dois anos. “Embora sofrido a recuperação de jovens, a maioria desacreditados pela família e sociedade, é gratificante ver a transformação de vidas dessas pessoas, graças à palavra de Deus, pois só Jesus liberta” enfatizou.
Embora o tratamento seja voltado, especificamente, através de aconselhamentos bíblicos, no local os residentes recebem terapia ocupacional, através de cultivo de hortas, criação de pequenos animais, alfabetização e cursos profissionalizantes. Divino Almeida frisa que em menos de dois anos, pelo menos, 25 pessoas, foram recuperadas e entregues a sociedade e as famílias.
Presente, o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), professor Adriano Silva disse que gostaria de ver construído no local qualquer outro empreendimento, menos um Centro de Recuperação. Porém, como o problema de dependentes de álcool e droga existem, não podemos omitir. “Temos todos que somar forças nesse projeto. O problema existe, não podemos virar as costas” afirmou. O pastor Divino de Almeida conclama a sociedade para que colaborem na construção da comunidade para que a obra seja entregue no menor tempo possível. Enfatiza Divino, que essa responsabilidade é do poder público, porém, não podemos cruzar os braços diante de tamanho problema, cabe a cada um fazer a sua parte.