Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres: após realizar ensaio de nú artístico, assessora de vereadora é exonerada
Por JACQUES GOSCH
21/02/2018 - 14:02

Foto: Darlan Brunel

A assistente social e historiadora Niuara Artiaga, que trabalhava como assessora parlamentar da vereadora por Cáceres Elza Bastos (PSD), foi exonerada após servir de modelo para ensaio de nu artístico e acredita que a publicação das fotos tenha sido a motivação. O ato de exoneração já foi publicado pelo presidente em exercício da Câmara, Domingos Oliveira dos Santos (PSB).  

A foto em que Niuara aparece nua foi publicada nas redes sociais pelo fotógrafo Darlan Brunel em 14 de fevereiro. O profissional anuncia que se trata de uma prévia retratando a sensualidade das curvas femininas, agradece a modelo pela “confiança e atitude” e promete publicar o ensaio completo quando a postagem atingir 500 curtidas.

Após a exoneração de Niaura, ganhou força à especulação que a vereadora tomou a decisão motivada pelo ensaio fotográfico, o que é confirmado pela própria Niaura afirmando qual a social-democrata não soube lidar com os comentários e assédios causados pela publicação.  No entanto, Elza Bastos nega a informação.  

A vereadora alega que antes de fazer o ensaio nua, Niaura já costumava publicar fotos sensuais. Afirma que se essa fosse a motivação, a exoneração teria ocorrido há mais tempo e que a ex-assessora atribuir o desligamento ao ensaio para "ganhar Ibope".  

Arquivo Pessoal

niuara artiaga 3.jpg

 Niuara Artiaga é  assistente social e historiadora

“Não foi o caso. Nossa convivência de assessora e vereadora estava desgastada. Isso foi exposto na mídia para ter ibope. Não foram as fotos o motivo. Se fosse, já teria demitido há muito tempo”, garante.  

A versão da vereadora é rebatida por Niuara. A ex-assessora relata o conteúdo da conversa na qual foi comunicada por Elza Bastos sobre a exoneração.  

A vereadora não ficou bem depois da repercussão e é claro que vai negar, mas na hora que sentamos para conversar sobre minha exoneração, a justificativa foi que ela estava cansada de gente ligando e mandando mensagem para saber da assessora dela, inclusive se eu fazia programa. Ela ainda disse que as fotos estavam lindas, no entanto, já não podia lidar com o assédio e comentários sobre ter uma assessora com fotos sensuais", relatou Niuara ao site Rdnews .  

A exoneração não foi o único transtorno que o ensaio trouxe para Niuara. Aos 29 anos e com formação em Serviço Social e História, a modelo reclamou no Facebook que está sendo assediada e inclusive, recebendo propostas para programas sexuais.  

“Esse tipo de atitude infelizmente é uma consequência do machismo da nossa sociedade,”

“Só quero esclarecer que realizei um trabalho artístico para as lentes de um profissional que visou divulgação do seu trabalho enquanto fotógrafo, sem abono ou presentinhos por isso. E venho informar que NÃO SOU GAROTA DE PROGRAMA como tem gente imaginando apenas por eu ter feito esse ensaio fotográfico”, diz trecho da postagem.  

Além disso, Niaura atribui o assédio ao machismo. Lembra ainda que cantada invasiva pode ser considerada uma contravenção penal de importunação ofensiva ao pudor, definida pelo artigo 61 da Lei de Contravenções Penais.  

“Esse tipo de atitude infelizmente é uma consequência do machismo da nossa sociedade, que naturalizada a ideia de que mulheres estão sempre disponíveis e interessadas pelo ato sexual e ainda são consideradas vulgares”, concluiu.

Arquivo Pessoal

5a0c00d60a83d32fdcd28780574f0af0.jpg

Durante trabalhos juntamente com a vereadora Elza Bastos (PSD)

Carregando comentarios...

Educação

Ano letivo na FAPAN começa hoje

19/02/2018 - 08:59
Agronegócio

ACrimat em Ação chega a Cáceres dia 26

19/02/2018 - 08:49