Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Terras, índios gigantes e águas milagrosas :histórias de Cáceres
Por Keka Werneck
06/09/2018 - 12:13

Foto: RDNEWS

Há mais de 200 anos atrás, no Velho Oeste de Mato Grosso, fazendas, localizadas no coração do Pantanal, movimentavam a produção de carne, mantinham gado, usavam mão de obra escrava, eram administradas por senhores de engenho e recebiam estrangeiros do mundo todo.

Instaladas em local estratégico para o país, às margens do rio Paraguai, estão entre as primeiras fazendas com registro.

Dois séculos depois, ainda significam muito para a história local e nacional, guardam precioso patrimônio material e imaterial e boa parte desta história hoje é ruína. Outra parte resiste, como a fazenda Jacobina, que tinha mais de 200 escravos, e a Descalvados, que hoje é uma linda pousada, atrativa para turistas brasileiros e estrangeiros.

 

Para conhecer a região, a reportagem do  viajou de Cuiabá a Cáceres por mais de 230 Km, navegou pelas águas do rio Paraguai, entrevistou historiadores e arqueólogos, moradores das localidades, “mergulhou” nas águas milagrosas de Dolina e fez mais de 200 fotos e vídeos.

A série de reportagens do RD Exclusivo – Velho Oeste pantaneiro será publicada de sexta (7) a domingo (9), neste feriadão de independência, afinal para um país ser de fato independente precisa conhecer a própria história.

 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Dia 15 é dia de vacinar cão e gato

04/09/2018 - 13:01
Cidades

MPF ganha sede nova em Cáceres

03/09/2018 - 12:30
Utilidade Pública

Prefeitura reassumiu coleta de lixo.veja as novas rotas

02/09/2018 - 17:57