O segundo “Dia D” de vacinação contra a poliomielite e sarampo realizada no sábado (1º) pela Prefeitura de Cáceres melhorou o índice de vacinação em crianças, mas ainda não atingiu a meta de 95%, apesar de concentrar esfoços na divulgação do segundo DIA D de vacinação. Segundo dados da Secretaria de Saúde, através do próprio secretário Tonny Mendes, foram vacinadas 4.780 crianças, perfazendo um total de 80,78%. Os atendimentos aproveitaram para atualizar os cartões de vacinas atrasadas.
Tonny afirma que esses números poderiam ser muitos melhores, pois muitos pais e responsáveis por crianças não procuraram os postos de vacinação. Ele voltou a dizer que as ausências de pais que não levaram crianças para vacinar é uma triste realidade. “A criança pode ficar paralitica ou até mesmo morrer pela falta da vacina. Os pais serão responsabilizados caso seja provado negligência da parte deles”, lembra o secretário.
Conforme a Revista Veja, somente seis estados atingiram a meta do Ministério da Saúde de vacinação contra pólio e sarampo no primeiro “Dia D”, ou seja, com pelo menos 95% de cobertura, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe. No total, cerca de 9,5 milhões crianças (com idade de um aos cinco anos incompletos) tomaram a vacina. A média nacional de vacinação está em 85%.
Apesar de a campanha ter sido encerrada no dia 31 de agosto, o Ministério da Saúde orientou a estados e municípios, que ficaram abaixo da meta, a abrirem os postos de saúde no sábado passado, dia 1º.