Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Palavras certas para o natal
Por Diário de Cuiabá
21/12/2018 - 08:41

Foto: divulgação

Em meio à crise do mercado editorial, o diretor da Companhia das Letras, Luiz Schwarcz, lançou nas redes sociais um manifesto chamado Carta de Amor aos Livros. No texto, Schwarcz alertou sobre os riscos da atual situação do setor, que pode resultar em demissões em massa e diminuição da diversidade de publicações no Brasil. 

O apelo logo ecoou entre leitores, editores e donos de livrarias. Movimentos como #VempraLivraria foram criados, usuários em redes sociais adicionaram filtros aos seus perfis e muitos aproveitaram para compartilhar imagens de suas estantes ou mesmo bibliotecas. 

A equipe de Redação do DIÁRIO aproveitou o mote para sugerir livros que presenteariam neste Natal. Literatura, ciência, contos e histórias não ficcionais fazem parte da lista. 





SUGESTÃO DE LIVRO: Quarto de Despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus. 

SINOPSE: o dia a dia em uma favela, nos anos 1960, em São Paulo, narrado por uma favelada. 

PARA QUEM: para adultos que jamais passaram fome e adolescentes egoístas. Não recomendo para crianças/jovens que tenham problemas com ortografia, pois o livro manteve a grafia original da escritora, repleta de erros gramaticais. Esse detalhe confere sabor e realismo à obra, mas pode prejudicar a escrita de quem não domina o português escrito. 



SUGESTÃO DE LIVRO: O Mestre e Margarida (1940), de Mikhail Bulgákov. 

SINOPSE: linhas narrativas em tempos distintos se entrecruzam em uma trama cujo centro é a visita à Moscou dos anos 1930, em pleno regime comunista, do Diabo e de um grupo de acólitos sobrenaturais que espalham uma trilha de horror e confusão, incluindo prisões imotivadas, mortes incompreensíveis e desaparecimentos sinistros. 

PARA QUEM: para quem curte a grande literatura sem facilidades ou concessões. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Proust foi um Neurocientista: Como a Arte Antecipa a Ciência (2009), de Jonah Lehrer. 

SINOPSE: George Eliot, Marcel Proust, Paul Cézanne e Igor Stravinsky revelaram, com sua arte, o que a ciência só descobriu muito tempo depois. 

PARA QUEM: para leitores jovens e adultos que se interessam por arte e ciência, ou seja, sobre a revelação do mundo. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Uma História do Samba - As Origens (2017), de Lira Neto 

SINOPSE: neste primeiro volume, o jornalista Lira Neto mapeia as origens e crescimento do samba entre os anos de 1890 e 1930. Rastreando os passos de talentos como Noel Rosa e Pixinguinha, o autor mistura a trajetória do samba com a história do Brasil. Episódios como o incrível encontro entre o maestro Heitor Villa-Lobos e um bamba das rodas de samba fazem a delícia deste livro 

PARA QUEM: jovens e adultos que gostam ou não de samba, mas se interessam pela história do Brasil. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Laços (2014), de Domenico Starnone. 

SINOPSE: o tumultuado temporal de um divórcio, a culpa do homem por sair de casa e se apaixonar por uma mulher mais jovem, a dificuldade para reatar os elos com os filhos. 

PARA QUEM: para leitores que vão entender que não há como controlar a vida e os pensamentos do outro. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Cidades Invisíveis (1972), Italo Calvino. 

SINOPSE: Marco Polo, o navegador-viajante, conta ao imperador Kublai Khan sobre as maravilhosas cidades de seu império. 

PARA QUEM: para leitores interessados em viajar por cidades fantásticas guiados pela prosa elegante de um dos grandes escritores do século 20. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Canção de Ninar (2016), de Leila Slimani. 

SINOPSE: eleito um dos 10 melhores livros deste ano pelo The New York Times, o romance conta a história de uma babá que mata as duas crianças que estão sob seus cuidados. 

PARA QUEM: leitores que gostam de ficcionistas que refletem sobre questões da nossa época ao mesmo tempo em que narram uma história de forma arrebatadora. 



SUGESTÃO DE LIVRO: A Caixa de Perguntas - Desafio Vivo em Sala de Aula (2013), de Elenilton Neukamp. 

SINOPSE: para colocar a Filosofia na vida dos seus alunos, um professor da rede pública estadual levou para a sala de aula a "caixa de perguntas" - que recebia, de forma anônima, perguntas sobre qualquer assunto. O resultado chega a emocionar. 

PARA QUEM: para professores, para alunos, para leitores de todas as idades que acreditam que, sem pensamento, não existe humanidade possível. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Contos Gauchescos (1912), de Simões Lopes Neto. 

SINOPSE: uma obra-prima da literatura sobre o que o gaúcho tem de mais atávico, numa linguagem ao mesmo tempo regional e universal. 

PARA QUEM: para admiradores de relatos curtos, carregados de emoção e magia. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Sangue e Champagne - A Vida de Robert Capa (2002), de Alex Kershaw. 

SINOPSE: a história do grande repórter fotográfico que cobriu os principais conflitos da primeira metade do século 20, incluindo a Guerra Civil Espanhola e a II Guerra Mundial. 

PARA QUEM: para quem gosta de jornalismo, história e grandes conflitos que definiram o século passado. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Rumo à Estação Finlândia (1940), de Edmund Wilson 

SINOPSE: a história do socialismo desde os primeiros anarquistas passando por Marx e chegando à Estação Finlândia, a estação de trem de São Petesburgo onde desembarcou Lênin para fazer a Revolução de Outubro. 

PARA QUEM: para todos que se interessam por história e por um texto impecável. Edmundo Wilson é um dos monstros do jornalismo americano, um dos maiores de todos os tempos. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Os Militares e a República (1995), de Celso Castro. 

SINOPSE: uma releitura do golpe de 1889, revelando de que forma um grupo de militares "esclarecidos" decidiu derrubar a monarquia e "salvar" a Nação em seu nome, livrando-a do " fantasma da corrupção". 

PARA QUEM: para brasileiros que, por não conhecerem sua história, parecem sempre prontos a repeti-la. 



SUGESTÃO DE LIVRO: O Complexo de Portnoy (1969), de Philip Roth. 

SINOPSE: um homem judeu relata a seu psicanalista as angústias sexuais e afetivas desde a adolescência, vivida entre descobertas e culpa. 

PARA QUEM: para leitores jovens e adultos ansiosos por uma narrativa hilária e desbocada (eu avisei!), um antídoto contra o moralismo. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Francisco de Assis (1985), de João Nunes Maia. 

SINOPSE: com uma riqueza de detalhes que impressiona, narra a trajetória de abnegação de São Francisco de Assis, incluindo vidas anteriores do homem considerado santo - como a sua existência como apóstolo João. Convida a uma imersão em contextos históricos mundiais, como a época das Cruzadas, sempre refletindo sobre a conduta moral da humanidade ao longo dos tempos. 

PARA QUEM: gosta de boas biografias, de história mundial e tem curiosidade de saber mais sobre a vida do homem que fundou a ordem franciscana. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Neoliberalismo - Desmonte do Estado Social (2018), de Plauto Faraco de Azevedo. 

SINOPSE: descrição da crise mundial que comprime os direitos fundamentais e arrasa o meio-ambiente, com as multinacionais e os bancos substituindo o poder do Estado. 

PARA QUEM: para quem busque conhecer as políticas econômico-sociais que geram a opulência de poucos e a miséria ignorante das maiorias, mundo afora.



SUGESTÃO DE LIVRO: Sangradouro (2018), de Martim César. 

SINOPE: em sua estreia como contista, o poeta e letrista gaúcho cria um universo fantástico em fictícia cidade na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. 

PARA QUEM: para quem gosta da literatura latino-americana e da história do Rio Grande do Sul. 



SUGESTÃO DE LIVRO: As Alegrias da Maternidade (2018), de Buchi Emecheta. 

SINOPSE: uma jovem nigeriana é enviada à capital do país para casar e formar família, mas se vê em conflito entre a cidade e o campo, entre as tradições e os novos costumes dos colonizadores. 

PARA QUEM: para homens e mulheres que se interessam por outras culturas e apreciam narrativas densas. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Harari. 

SINOPSE: com incrível capacidade de síntese, o historiador israelense consegue percorrer milhares de anos de evolução do Homo sapiens. É um livro para entendermos como chegamos aqui. 

PARA QUEM: adolescentes, jovens e adultos que gostam de História. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Bússola (2015), de Mathias Enard. 

SINOPSE: o autor navega entre o Ocidente e o Oriente, Viena, Paris, Alepo, Damasco, Palmira e Teerã. As memórias de um aventureiro erudito provam como os povos podem ser próximos e tão distantes ao mesmo tempo. Ganhou o Goncourt, prêmio celebrado do mundo de quem lê. 

PARA QUEM: aos que buscam no passado respostas sobre o futuro. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Extremamente Alto e Incrivelmente Perto (2005), de Jonathan Safran Foer. 

SINOPSE: o luto de um garoto genial de oito anos que perde o pai nos atentados de 11 de setembro. 

PARA QUEM: leitores que gostam da perspectiva infantil sobre variados assuntos, incluindo os mais difíceis. 



SUGESTÃO DE LIVRO: O Estranho Caso do Cachorro Morto (2003), de Mark Haddon. 

SINOPSE: um rapaz de 15 anos que sofre de autismo é falsamente acusado de matar um cachorro. Sai em busca do verdadeiro culpado para ser inocentado. A ação mostra os recursos e as limitações impostas pela sua condição, sua forma peculiar de enxergar os humanos. Uma narrativa profunda, divertida e psicologicamente coerente. 

PARA QUEM: para leitores que queiram entender lógicas alternativas de entendimento do mundo, no caso a autista. Encanta leitores de 12 a 90 anos. 



SUGESTÃO DE LIVRO: O Novo Iluminismo: Em Defesa da Razão, da Ciência e do Humanismo (2018), de Steven Pinker. 

SINOPSE: como razão, ciência e humanismo permitiram a evolução da humanidade até aqui e seguirão estimulando avanços. 

PARA QUEM: para quem busca conforto a terraplanismo, oposição a vacinas e questionamento sobre o valor do conhecimento. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Gog Magog (2017), de Patricia Melo. 

SINOPSE: uma simples desavença entre um professor e seu vizinho de prédio se transforma numa guerra. 

PARA QUEM: para leitores que gostam de humor negro e querem entender por que o ódio se tornou tão banal. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Doze Contos Peregrinos (1992), de Gabriel García Márquez. 

SINOPSE: histórias de latino-americanos na Europa, contadas de forma surpreendente e saborosa pelo mestre do realismo fantástico. 

PARA QUEM: para apreciadores de bons textos e para leitores iniciantes na obra do grande escritor colombiano. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Pequenos Incêndios por Toda Parte (2018), de Celeste Ng. 

SINOPSE: em um tranquilo bairro de classe média, onde há regras para tudo, os Richardson amanhecem certo dia com a casa pegando fogo - obra da filha caçula problemática, desconfiam. Perto dali, uma vizinha mãe solteira e nada convencional também parece guardar segredos. Em comum, as duas famílias terão de enfrentar o peso das palavras não ditas. 

PARA QUEM: leitores que gostam de descobrir novos autores, como esta celebrada escritora americana, e de histórias envolventes que nos fazem pensar. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Tirza (2006),de Arnon Grunberg. 

SINOPSE: um editor de classe média em Amsterdã se vê confrontado pela chegada da maturidade e pela perspectiva da saída de casa de Tirza, sua filha preferida. Um retrato social perfeito com um final de impactante violência. 

PARA QUEM: para leitores que gostam de obras em que a maneira de narrar e o conteúdo da trama têm igual importância. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Muito Além do Inverno (2018), de Isabel Allende. 

SINOPSE: a vida de dois professores universitários, um americano e uma chilena, se cruza com a de uma imigrante ilegal que enfrentou o inferno na Guatemala e conseguiu entrar nos Estados Unidos. 

PARA QUEM: para leitores adultos, que gostam da prosa da autora de A Casa dos Espíritos. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Afirma Pereira (1994), de Antonio Tabucchi. 

SINOPSE: narra a conscientização política de um jornalista que vive na Lisboa salazarista dos anos 1930. 

PARA QUEM: para aqueles que acreditam que é sempre possível mudar o próprio destino. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Como as Democracias Morrem (2018), de Steven Levitski e Daniel Ziblatt. 

SINOPSE: dos Estados Unidos de Donald Trump à Turquia de Receep Tayyp Erdogan, como democracias tradicionais correm o risco de entrar em colapso, não por meio de golpes de Estado tradicionais, mas por meio da própria estrutura do sistema politico. 

PARA QUEM: para leitores que desejam se aprofundar em temas internacionais contemporâneos e geopolíticos a partir de uma perspectiva histórica. 



SUGESTÃO DE LIVRO: O Outro Lado (2018), de Aldyr Garcia Schlee. 

SINOPSE: uma história de amor entre dois personagens, de vida simples e sofrida, do interior do Rio Grande do Sul. 

PARA QUEM: para leitores que gostam de histórias que surpreendem a cada página. É o último livro do autor gaúcho Aldyr Garcia Schlee, que morreu em novembro. 



SUGESTÃO DE LIVRO: Febeapá - O Festival de Besteira que Assola o País (1966, 1967 e 1968), de Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo de Sérgio Porto. 

SINOPSE: uma série de crônicas que, de forma ácida e bem-humorada, narra várias histórias acontecidas nos anos de ditadura militar. Leitura incrivelmente atual. 

PARA QUEM: para leitores que gostam de humor e história. Os três livros foram compilados e novamente publicados em 2017, em um volume de 488 páginas pela Companhia das Letras. 

Carregando comentarios...