Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Parceria de Prefeitura e Observatório Social premia alunos em Concurso de Redação
Por assessoria
21/12/2018 - 09:48

Foto: assessoria

Foram premiados na tarde dessa quinta-feira (20) os alunos das seis escolas da Rede Municipal de Ensino que participaram da 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação, realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU, em parceria com o Observatório Social do Brasil, e Secretaria Municipal de Educação de Cáceres.  Eles receberam os certificados de honra e um tablet, cada um, das mãos do prefeito Francis Maris Cruz, da vice-prefeita e secretária de Educação, Eliene Liberato e das representantes do Observatório Social, Ana Leni e Ana Alice.

A solenidade de entrega ocorreu na sala de reuniões do Gabinete do prefeito, com a presença de pais, professores e diretores das escolas premiadas.

O tema foi “Ser Honesto é Legal”. O objetivo da iniciativa era despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes educacionais, quando as seis escolas envolvidas no concurso mobilizaram todos os seus alunos para discutir o tema e produzir trabalhos.

O prefeito Francis falou especialmente aos alunos vencedores sobre a importância da honestidade, destacando que esse predicado precisa acompanhar o cidadão por toda a sua vida, como um guia em tudo o que pratica. “Parabéns aos alunos, aos professores, diretores e pais pela conquista”, destacou.

Francis convidou os alunos a conhecerem a biblioteca da Empresa Cometa, colocando o acervo à disposição. Ele lembrou que ao assumir a Prefeitura em 2012, a Prefeitura gastava muito dinheiro com o transporte escolar e nos outros serviços, principalmente com combustível. Citou também os desvios de medicamentos que encontrou na saúde e que conseguiu mudar o quadro ao combater a corrupção que existia. “A honestidade precisa fazer parte de tudo o que fazemos na vida. Somos um município pobre, mas é possível construir através dos princípios morais. É importante que os alunos de hoje cresçam com a consciência de honestidade. Só assim teremos um Brasil melhor”, finalizou Francis.

A secretária Eliene Liberato elogiou os alunos premiados. “Li as redações e apreciei demais o nível de consciência deles. Só isso já valeu a pena, pois é resultado do fruto do nosso trabalho nas salas de aula, através dos professores, coordenadores e diretorias. É a formação para futuros cidadãos sérios e honestos”, salientou Eliene.

Ana Leni disse que o concurso resultou em redações surpreendentes, dando provas de que os alunos estão caminhando para um futuro onde a honestidade precisa fazer parte do ser humano como tema primordial. Ela deu exemplos de como coisas simples refletem no caráter do cidadão. “Quando um aluno acha uma borracha do colega caída ao chão e a entrega ao dono está dando exemplo de ser honesto. O ato de não cortar uma fila é também ser honesto, uma coisa legal”, afirmou. Ao encerrar, disse que o Concurso atingiu o objetivo, de despertar o espírito de cidadania direcionada para uma educação social de inovação e agradeceu o apoio da Prefeitura, do prefeito Francis e da secretária Eliene, citando que a Administração municipal dá exemplos de que “ser honesto é legal” ao expor publicamente as contas da Prefeitura de maneira transparente para a população, como é hoje. “Isso é cidadania”, completou.

O concurso foi desenvolvido em âmbito nacional e, embora não houve classificação em nível de Brasil, o Observatório Social de Cáceres patrocinou uma premiação para os oito primeiros classificados em três categorias.

 

Vencedores

 

Desenho

Pedro Eduardo Ribeiro Manaca

Anne Sophia C. B. Do Nascimento

 

Redação

Kelvin Souza Santos

Nicole Lavinia de Arruda Para

Joanderson da Silva de Souza

Keniel Natan Alves Dos Santos

Lucas Endo Ikegami

Edna Cassia Alves Dos Santos

 

Escolas

Escola Municipal Jardim Guanabara

Escola Municipal Paulo Freire

Escola Municipal Jardim Paraíso

 

Da Assessoria

 
Mais fotos no link:
 
Carregando comentarios...

Cultura

Palavras certas para o natal

21/12/2018 - 08:41