Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Câmara Federal debaterá Segurança Pública na Zona de Fronteira do Brasil
Por Jardel P. Arruda
17/04/2019 - 13:23

Foto: arquivo

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal irá promover uma Audiência Pública, nas próximas semanas, para tratar do tema “Segurança Pública na Zona de Fronteira do Brasil”. Representante da Região Sudoeste de Mato Grosso, zona de fronteira com a Bolívia, o deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade) é autor da proposta que foi aprovada por unanimidade na Comissão, nesta terça-feira (16.04).

Em sua justificativa, o parlamentar de Mato Grosso observa que a criminalidade no país não está restrita às periferias das cidades ou nas favelas dos morros. Drogas e as armas que entram no território nacional por rotas que atravessam as fronteiras vindas pelo mar ou de países vizinhos como Bolívia, Colômbia, Peru e Paraguai abastecem toda uma rede de criminalidade, especialmente o Crime Organizado. Por isso, a necessidade de discussão de políticas para combater essa realidade.

“O Estado brasileiro tem sido incompetente e omisso no controle, fiscalização e proteção de nossas Precisamos fazer os governos entender que é mil vezes mais fácil combater a droga na fronteira do que atacar os focos de droga depois que elas se alastram nas grandes cidades, formam redes armadas e envolvem milhares de pessoas que, mais tarde, vão precisar de saúde pública. É isso que queremos debater no Congresso Nacional”, afirmou Dr. Leonardo.

De acordo com levantamento apresentado pelo deputado na Comissão de Segurança, o Brasil possui 23.102 km de fronteiras, sendo 15.735 km terrestres e 7.367 km marítimas. A fronteira terrestre representa cerca de 68% de toda a extensão dos limites territoriais brasileiros, colocando o Brasil em contato com dez outras nações sul-americanas.

Em Mato Grosso, Dr. Leonardo luta para que a cidade de Cáceres e toda Região Sudoeste recebam investimentos em segurança.

“Aliar presença do estado, investimentos em infraestrutura para promoção do desenvolvimento econômico e uso intensivo de tecnologia é a melhor forma de se garantir segurança nas áreas de fronteira. Com a entrada do novo governo, é importante tratar essas questões em uma Audiência Pública e debater com especialistas e representantes de diversos órgãos e entidades que participam da segurança das nossas fronteiras para atualizarmos os dados, informações, metas, indicadores e projetos estratégicos para o combate firme da criminalidade nessas regiões”, finalizou.

A data da Audiência Pública deve ser anunciada na próxima semana.

Confira o requerimento: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=8B5CCE399A63694AF7801AB68522884C.proposicoesWeb1?codteor=1733015&filename=REQ+32/2019+CSPCCO

Carregando comentarios...

Cidades

FAPAN abrigará estudantes do CEOM

15/04/2019 - 12:15