Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projeto Bichos do Pantanal terá programação especial na Semana do Meio Ambiente
Por assessoria
31/05/2019 - 10:21

Foto: assessoria

O Projeto Bichos do Pantanal, realizado com o patrocínio da Petrobras, preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Com o tema “Semeando e conectando com a natureza para construir nosso futuro”, a Semana do Meio Ambiente começa na próxima segunda-feira (03) e termina no sábado (08), com ações que vão desde atividades de Educação Ambiental a serviços gerais para a população. A programação ainda contempla a celebração do Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado em 03 de junho.

No primeiro dia haverá plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado e uma palestra sobre a conservação ambiental para estudantes das séries iniciais das escolas de Porto Estrela. “A ideia é fomentar, por meio do plantio de mudas, o cuidado, a proximidade e a empatia com a natureza”, explica Mahal Massavi, coordenador do Programa de Educação Ambiental do projeto.

Nos dias 04, 05 e 06 as atividades serão desenvolvidas em escolas municipais de Cáceres, com a Mostra Científica Itinerante – Coleções Zoológicas, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O objetivo, segundo Massavi, é estimular o conhecimento da biodiversidade regional por meio da observação das coleções zoológicas de vertebrados do bioma pantaneiro. A coleção ficará exposta por cerca de duas horas em cada escola.

Ainda no dia 05 a equipe do Projeto Bichos do Pantanal ministrará a palestra O Ciclo das Águas no Pantanal para estudantes, responsáveis, professores e funcionários da empresa Cometa Moto Center, onde será o evento. Os temas que serão abordados são: ecossistemas, secas, inundações, poluição da água e desmatamento.

Nos dias 07 e 08 será realizada a ação “A Natureza em Foco – Fauna e Flora Pantaneira” na praça de eventos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur) e na Praça Barão do Rio Branco, com o intuito de possibilitar a estudantes e comunidade em geral o conhecimento de organismos e interações biológicas. Para isso, haverá demonstração prática das características dos organismos e suas adaptações ao meio ambiente. Outra atividade aberta ao público a ser realizada na praça é a observação de aves, também conhecida como “birdwatching”, utilizando binóculos e lunetas do Projeto Bichos do Pantanal e com o auxílio dos monitores de educação ambiental, que identificarão as espécies observadas.
 
O trabalho será feito em parceria com alunos e professores da Faculdade do Pantanal (Fapan) e da Unemat. Nestes dias também haverá serviços gratuitos voltados à população em geral, como aferição de pressão e tipagem sanguínea.
 
O Projeto 

O projeto Bichos do Pantanal está em sua segunda edição e conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Gerido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, o projeto conquistou prêmios e diversos resultados positivos entre 2013 e 2015, especialmente com ações de educação ambiental, que envolveram 44 mil crianças e jovens do Alto Pantanal. Ao todo, 350 mil pessoas foram mobilizadas com as atividades.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em www.bichosdopantanal.org . 
 

Carregando comentarios...